João Adolfo Schritzmeyer nasceu no dia 10 de setembro de 1828 em Hambhurgo, Vastra Gotaland - Suécia.
Filho de João Didorique Schritzmeyer e de dona Joanna Frederica.
Veio para o Brasil em 1848.
Estabeleceu-se em São Paulo em 1851, no Piques com a Fábrica de Chapéus João Adolfo.
No final do século XIX declarava ser a mais antiga do Estado de São Paulo, tendo sido confirmada por Antônio Egídio Martins como a mais antiga da Capital entre as existentes no início do século XX.
A fábrica estava instalada na Ladeira do Piques, atual rua Quirino de Andrade, e mantinha uma loja para vender por atacado na Rua do Ouvidor e loja para vendas a varejo na Rua São Bento nº 23, em uma das esquinas mais famosas e movimentadas da cidade: o famoso Quatro Cantos (o cruzamento da Rua Direita com a Rua São Bento).
Nos anos 1880 já era um estabelecimento prestigioso, tendo merecido a visita do alemão Karl Von Koseritz, que se interessava pelos empreendimentos de seus compatriotas e também da Princesa Isabel e seus filhos. £ Koseritz, dizia que era uma das maiores fábricas do País, onde trabalhavam 132 funcionários.
João casou em São Paulo, no dia 13 de dezembro de 1953 com Ana Amélia Schwindt, filha de João Pedro Schwindt e Bárbara Schwindt. Ana nasceu em dezembro de 1838 em São Paulo-SP. Ela faleceu no dia 11 de novembro de 1901 em São Paulo-SP.
Eles tiveram os seguintes filhos:
i. Maria Juliana Schritzmeyer nasceu dezembro de 1954 em São Paulo - SP.
ii. Adolfo Daniel Schritzmeyer nasceu 28 de dezembro de 1855 em São Paulo - SP. Ele faleceu de junho de 1947 em São Paulo - SP.
iii. Maria Juliana Schritzmeyer nasceu 29 de janeiro de 1857 em São Paulo - SP. Ela faleceu em São Paulo - SP.
iv. Hermelinda Schritzmeyer nasceu 8 de maio de 1858 em São Paulo - SP. Ela faleceu 21 de maio de 1905 em São Paulo - SP e foi enterrada em Consolação.
v. Guilhermina Amália Schritzmeyer nasceu 17 de março de 1861 em São Paulo - SP. Ela faleceu 21 de julho de 1956 em São Paulo - SP.
vi. Eliza Maria Schritzmeyer nasceu 9 de abril de 1863 em São Paulo - SP. Ela faleceu 30 de novembro de 1927 em São Paulo - SP.
vii. Alice Maria Schritzmeyer nasceu 4 de maio de 1865 em São Paulo - SP. Ela faleceu 8 de fevereiro de 1933 em Itapetininga-SP.
viii. Alzira Maria Schritzmeyer nasceu 11 de abril de 1867 em São Paulo - SP. Ela faleceu em SP.
Alzira casou-se com José Carlos Machado Oliveira Filho, filho de Jose Carlos Machado Oliveira e Maria Leopoldina Pereira Chaves.
SL 8-525
José e Alzira tiveram Noêmia Machado de Oliveira. Noêmia casou com Epitácio Nogueira. Noêmia e Epitácio Nogueira tiveram 8 filhos: José Carlos, Maria Luiza, Yolanda Maria, Olga Maria, Roberto Luiz, Fernando José, Thereza Maria, Heloisa Maria.
ix. João Augusto Schritzmeyer nasceu 15 de maio de 1869 em São Paulo - SP. Ele faleceu em São Paulo - SP.
x. João Adolfo Schritzmeyer nasceu 2 de fevereiro de 1871 em São Paulo - SP. Ele faleceu de junho de 1925 em São Paulo - SP.
xi. Adelaide Schritzmeyer Heil nasceu 16 de dezembro de 1874 em São Paulo - SP. Ela faleceu 21 de janeiro de 1950 em São Paulo - SP. Adelaide casou-se com Alfredo Heil.
Silvia Heil (Adelaide Schritzmeyer Heil, João Adolfo). Silvia casou com Dr. Alcides Prestes de Albuquerque, filho de Coronel Fernando Prestes de Albuquerque e Olympia de Santana Albuquerque. Alcides nasceu em Itapetininga-SP. Ele faleceu em SP.
Eles tiveram os seguintes filhos:
xii. Lucila Schritzmeyer. Lucila casou-se com Elisiário Martins de Mello, filho de Geraldo Martins de Mello e Benedita de Souza Mello. Elisiário nasceu em Itapetininga -SP. Ele faleceu em Itapetininga -SP.
Moraram Rua Cel. Afonso esquina com João Evangelista em Itapetininga.
Elisiário e Lucila tiveram os seguintes filhos:
xiii. Eldeberto Nicolau Schritzmeyer nasceu 6 de setembro de 1872 em São Paulo - SP. Ele faleceu em São Paulo - SP.
A Rua João Adolfo em São Paulo foi aberta na chácara de propriedade e moradia deste industrial, cujos terrenos foram doados, parte por seus herdeiros e parte por seu filho Adolfo Daniel sob condição, do nome da rua perpetuar a memória de João Adolfo Schritzmeyer.
JOÃO ADOLFO SCHRITZMEYER faleceu no dia 16 de setembro de 1902 em São Paulo e foi sepultado em Cemitério da Consolação em São Paulo-SP.