Margarida Leopoldina Barth nasceu em 1828 em Sorocaba-SP.
Era a segunda dentre os nove filhos dos alemães Johann Peter Barth e de Bárbara Müller.
Casou no dia 9 de Janeiro de 1845, em Araçoiaba da Serra-SP, com Nicolau Pittner, nascido na Alemanha, filho de Christian Pittner e de Marianna Guint.
Aos nove de Janeiro de mil oito centos e quarenta e cinco, nesta Matriz de Nossa Senhora das Dores de Campo Largo, com Provisão do Muito Reverendo Vigario da Vara desta Comarca, prestado fiança aos Banhos e mais Certidoens, sem haver impedimento, em minha presença e das Testemunhas Jacob da Crus, solteiro, e Maria Isabel Miller, casada, as nove horas da manhã se receberão em Matrimonio por palavras de presente, conferidas as Bençãos, NICULAU PICTNER, filho de Christiano Pictner e de Mariana Guint, natural da Alemanha, com MARGARIDA PART, filha de João Pedro e de Barbara Miller, natural desta Freguezia de Campo Largo, todos freguezes desta, de que para constar faço este assento.
Moraram nas cidades de Castro- PR e em Itapetininga-SP.
Em 30 de Dezembro de 1858, em Itapetininga, Margarida foi madrinha da pequena Ambrosina, de um mês e meio, filha de Quirino Ferreira d'Almeida e de Maria Francisca. Foi padrinho João Pedro Barth (Johann Peter Barth).
Em 27 de Fevereiro de 1859, em Itapetininga, Margarida foi madrinha da pequena Cirilla, de um mês, filha de Fortunato Joaquim dos Santos e de Maria do Rosário. Foi padrinho Manoel João Aranha.
Em 2 de Março de 1862, em Itapetininga, Margarida foi madrinha do pequeno Benedicto, nascido em 1º de Fevereiro, filho de pai incógnito e de Gertrudes Barth. Foi padrinho o batizante Coadjutor Felix d'Assumpção Albuquerque.
Foram pais de pelo menos uma filha: Bárbara Isidora Barth Pittner, nascida na cidade de Castro, no Paraná. Casou em 19 de Outubro de 1861, em Itapetininga, SP, com Honorato José de Oliveira, viúvo de Escholástica Maria da Candelária e filho de José Custódio Rodrigues e Maria Francisca Nogueira.
Margarida faleceu à uma hora da madrugada do dia 28 de Maio de 1900, em Itapetininga.