O Monumento aos Prestes de Albuquerque, localizado na Praça do antigo Fórum, na Avenida Peixoto Gomide, no centro da cidade, homenageia o Coronel Fernando Prestes de Albuquerque e seu filho, o itapetiningano Júlio Prestes de Albuquerque.
Uma homenagem que o seu povo fez aos seus ilustres representantes políticos de expressão estadual e nacional.
Esse monumento é uma obra do escultor Luiz Marrone e que foi inaugurada no dia 5 de novembro de 1953. O monumento é composto por um hemiciclo e uma coluna ao centro. Com mais de três metros de altura e todo em granito, ele contém placas de bronze representando o legado deixado por ambos como políticos.
Em suas laterais, também em bronze, estão, respectivamente, as estátuas de Fernando e Júlio Prestes.
Lembra as principais obras dos estadistas.
No dia da inauguração estiveram presente autoridades locais e da capital.
O orador foi o Sr. Mauro de Mello Leonel.
A praça ficou totalmente lotada com a presença do povo nesta homenagem aos ilustres governantes de São Paulo, moradores de Itapetininga.
Inaugurada em 5 de novembro de 1953, a obra foi construída pelo escultor Luiz Marrone. Paulistano, nascido em 1906, descendente de imigrantes italianos, inicialmente, estudou no ateliê do escultor italiano Cantarella. Veio a estudar, também, no Liceu de Artes e Ofícios, além de ter tido como mestres o escultor Ettore Ximenes e Victor Brecheret.
Antigamente nessa praça existia o Cemitério dos Irmãos do Santíssimo Sacramento, que foi desativado e mudou-se para a Vila Rio Branco em 1898.
Veja ainda: https://goo.gl/mTnYKw
Um fato curioso que preciso contar é o dia em que a população se revoltou e colocou fogo no prédio onde estava instalada a Empresa Elétrica Sul Paulista.
Eu me recordo que estava assistindo a um filme no Cine Olana, em frente ao Clube Recreativo Itapetiningano e no meio do filme acabou a luz e não conseguimos assistir o final do filme. O povo saiu do cinema e caminhamos pela Rua José Bonifácio. Quando chegamos na Rua Campos Salles, em frente ao Cine São Pedro, todo apagado e o povo também saindo do cinema, juntaram-se a nós e continuamos caminhando em direção a Cia de Luz na Avenida Peixoto Gomide. Ficava na Rua Aristides Lobo. Não existia o prédio do Fórum. Só tinha o monumento dos Prestes de Albuquerque naquela praça. O povo começou invadindo o prédio da Cia de Força e Luz. Quebraram tudo que tinha na frente.
O povo retirou as estátuas do Fernando e do Júlio Prestes e jogaram no chão.
De acordo com o Tambelli que fez estas foto o fato ocorreu na noite do dia 9 de outubro de 1958.
MEMORIAL - No Centro Cultural Brazílio Ayres de Aguirre localizado na Praça Marechal Deodoro em Itapetininga tem um memorial em homenagem à Fernando e Júlio Prestes de Albuquerque. Muitos objetos que fazem parte da história de Itapetininga e também do estado de São Paulo.
As fotos da intimidade dele com os cachorros, no dia em que foi eleito, esculturas, documentos e cartas escritas á próprio punho por eles.
A visitação é permitida para a população e a entrada é gratuita.