Paulo da Silveira Lara nasceu no dia 10 de fevereiro de 1892 em Laranjal Paulista-SP.
Filho de Joaquim Alves Correia de Lara e Alexandrina Silveira de Lara.
Ainda menino transferiu-se para Tietê, onde começou a trabalhar no comércio. Com 17 anos já estava gerenciando uma loja de tecidos.
Paulo casou com Ângela Guarnieri, filha de Rosário Guarnieri, em 1913 em Tietê-SP. Ângela nasceu em 1893 em Caltanisetta - Sicília - Itália. Ela havia imigrado para o Brasil com menos de dois anos. Em 1970 ficou muito doente. Sofria de artrose, quase não podia andar. Ficou uns tempo em Sorocaba na casa do Nelson. Ótima doceira.
Ela faleceu em junho de 1970 em Itapetininga-SP.
Pág. 142 - livro Lanterna Mágica de Lycia de Lara.
Já casado mudou-se para Itapetininga onde montou o seu primeiro negócio: um armazém no final da Rua Alfredo Maia, próximo do pontilhão da Estrada de Ferro Sorocabana.
Na sua caminhada dentro do comércio foi proprietário de uma confeitaria, um armazém e uma loja de tecidos. Foi o precursor das conhecidas lojas de 1,99 de nova experiência com confeitaria, após a crise de 1929 transferiu-se para São Paulo onde instalou a conhecida Pensão Brasil.
Retornando a Itapetininga criou a conhecida loja Rainha do Sul que ficou sendo uma marca do comercio local.
Depois de algum tempo, mudaram-se para a Rua Campos Sales, próximo ao Hotel Central e ali abriram uma Confeitaria, defronte a Livraria do Camilo de Lelis.
Mudaram novamente, desta vez para a Rua José Bonifácio, esquina com Monsenhor Soares, no mesmo prédio onde hoje funciona o Unibanco. Nesse local teve um armazém.
Em 1924 muda-se novamente para a Rua Júlio Prestes, abrindo uma loja de tecidos. Casa Moderna era o nome da loja, bem no local onde fica hoje a agencia do HSBC.
Depois construiu um prédio na Rua Saldanha Marinho, defronte ao prédio da Organização Bandeirante, onde permaneceu por muitos anos e depois vendeu para o Vereador Humberto Pellegrini.
Em 1929 com a crise do café caindo de preço, perdeu muito, mas no ano seguinte abriu no Largo da Matriz uma loja dos 2 mil reis. Precursoras da atuais lojas de 1,99 Ficava onde está atualmente o Restaurante nota 10.
Vendia alumínio, louças, coisas de vidro, etc...
Depois abriu uma confeitaria na Julio Prestes, esquina com Saldanha Marinho.
Em 1933 foi embora para São Paulo, onde abriu uma pensão uma pensão na Rua Teodoro Sampaio, no bairro de Pinheiros e depois transferiu para a Avenida Duque de Caxias, próximo da estação Júlio Prestes. Era a Pensão Brasileira. Vivia cheia de itapetininganos.
Voltou a Itapetininga a convite de seu amigo Francisco Alves, que era administrador da Fazenda de Júlio Prestes, e em 1941 abriram a loja Rainha do Sul, na rua Júlio Prestes.
Em 1945 comprou a parte de seu sócio Gustavo de Lara
Paulo e Ângela tiveram os filhos:
1.- Lycia de Lara nasceu no dia 5 de novembro de 1913 em Itapetininga-SP. Lycia casou com Durval Bento de Lara, filho de Lara, no dia 31 de maio de 1932 na Igreja Santo Antonio em Itapetininga. Durval nasceu em 1905 em Itapetininga-SP. Ele faleceu no dia 20 de janeiro de 1965 em Itapetininga-SP.
2.- Guiomar Lara nasceu em 1916 em Itapetininga-SP. Guiomar casou com Adalberto Cardoso de Almeida.
3.- Waldice de Lara nasceu no dia 15 de fevereiro de 1918 em Itapetininga-SP. Waldice casou com Murilo Loureiro em Itapetininga-SP. Murilo nasceu em Tatuí-SP.
4.- Paulo Guarnieri de Lara nasceu no dia 30 de março de 1922 em Itapetininga-SP. Paulo casou com Rita Mendes de Lara em abril de 1947 em São Paulo-SP. Rita nasceu em Santa Cruz das Palmeiras-SP.
5.- Nelson Guarnieri de Lara nasceu no dia 14 de maio de 1928 em Itapetininga-SP. Ele faleceu em São Paulo-SP e foi sepultado em Sorocaba. Nelson casou com Luiza Vieira de Morais.
6.- Oswaldo Guarnieri de Lara nasceu no dia 18 de agosto de 1930 em Itapetininga-SP. Oswaldo casou com Vanda Marcondes da Veiga de Lara. Vanda nasceu em Itapetininga-SP.
7.- Ivone de Lara nasceu no dia 10 de novembro de 1932 em Itapetininga-SP. Ivone casou com René Mattos Morais em 1956.
Paulo da Silveira Lara faleceu no dia 1º de maio de 1958 em Itapetininga-SP.
Foto da página 142 do livro Lanterna Mágica de Lycia de Lara