Rosa Maria de Meira nasceu em 1779 em Itapetininga - SP.
Filha de Domingos de Meira e de dona Jacynta Dias do Prado.
Rosa casou com João Leite, filho de João Leite de Oliveira e Anna Maria, no dia 13 de outubro de 1802 na Igreja Nossa Senhora dos Prazeres de Itapetininga. João nasceu em 1779 em Itapetininga.
O início dos Casamentos Consanguíneos entre a Parentela Sesmeira na Vila de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapetininga no bairro do Ribeirão Grande - Séculos XVIII e XIX.
Os Pioneiros: Os Irmãos José Manuel de Meira e Rosa Maria de Meira cresceram, casaram e constituíram suas famílias nas terras recebidas em Sesmaria, dando sequencia ao povoamento, a ocupação das vastas terras e principalmente ao desbravamento do solo virgem que futuramente seria parte territorial do atual município de Angatuba.
Da união entre Rosa Maria de Meira e João Leite foram localizados os filhos:
1 – Domingos nascido em Itapetininga no dia 24 de julho de 1803.
2 – Joaquim Leite de Meira nascido em Itapetininga no dia 20 de junho de 1805.
3 – Manuel nascido em Itapetininga no dia 12 de setembro de 1807.
4 – José Leite de Meira nascido em Itapetininga no dia 10 de dezembro de 1808.
5 – Salvador nascido em Itapetininga no dia 25 de agosto de 1810.
6 – Domingos nascido em Itapetininga no dia 13 de agosto de 1811.
No Brasil Colonial a base da familia era o casamento e este, seguia as leis civis instituídas em Portugal. As uniões predominantemente ocorriam entre grupos de convívio ou parentelas, no intuito de que não houvesse dispersão do patrimônio adquirido. Os casamentos contraídos neste cenário fortaleciam a preservação do patrimônio e de outra banda, fortificavam o poder local, seja economicamente ou politicamente.
Com esse núcleo de povoamento rural não foi diferente, os irmãos José Manuel de Meira e Rosa Maria de Meira, mantiveram a tradição portuguesa, incorporando a Colônia o milenar costume português, seja com o objetivo de seguir costumes da época, ou não, fato é que muitos foram os casamentos celebrados entre a parentela do Sesmeiro Domingos de Meira.