GENEALOGIA - JOSÉ LUIZ NOGUEIRA 
TEREZA AUGUSTA NOGUEIRA
TEREZA AUGUSTA NOGUEIRA

Tereza Augusta Nogueira nasceu em 1826 em Casa Branca-SP.

Filha do Tenente Urias Emigdio Nogueira de Barros e de Constança Felisbina Alves da Cunha.

Neta paterno de João de Souza Nogueira e de Maria Theodoro Monteiro de Barros.

Neta materno de Antonio da Cunha de Carvalho e de Inácia Jacinto de Carvalho.

 

Conhecida como a "Capital da uva Itália", por ser uma das maiores produtoras de uva do País, São Miguel Arcanjo começou a surgir a partir da doação de uma extensa área de terras para o patrimônio de uma capela sob a proteção do Arcanjo São Gabriel.

A doação foi feita por dona Tereza Augusta Nogueira Teixeira, filha do tenente Urias Emigdio Nogueira de Barros, mineiro de Baependi que se instalou no antigo bairro Fazenda Velha, em Itapetininga, para alí formar um núcleo habitacional.

Além da família do tenente, muitas outras contribuiram para o surgimento do município, entre elas as de Arantes Noronha Galvão, Souza Nogueira, Santos Terra, Alves Machado, Fogaça de Almeida e Leme Brisola. 

Foi graças a elas e de colonos das várias fazendas que se formaram na região que em 12 de maio de 1877 São Miguel ganhou a condição de freguesia.

O status de município viria mais tarde, em 1889, com a promulgação da Lei nð 88, no dia 1ð de abril e a sua consequente instalação oficial e definitiva em 30 de outubro do mesmo ano.

Em 2 de abril de 1884 ela fez doação do patrimônio para a Capela, fundada por sua irmã, o que veio

consolidar a fundação de São Miguel Arcanjo.

Foram testemunhas: Manoel Rufino de Mederios, Antonio Alberto de Souza Nogueira.

Há ainda um adendo ao termo de doação: Declaro que faço esta doação com a condição de nunca ser vendidas quando seja, o produto empregue-se na mesma Capela.

Recebeu na herança deixada pelo Tenente Urias, o seu pai, uma parte no sítio "Moinho", outra parte no sítio " Ribeirão Fundo", parte de terras de 750 braças de alto, com 450 de fundo na "Fazenda Velha", a qual em 2 de abril de 1884 fez doação para constituir o patrimonio paroquial da então Capela de São Miguei Arcanjo, cujo documento transcrevemos a seguir:

 

"Património da Parochia de São Miguel Archanjo.

 O Cónego Júlio Marcondes de Araújo e Silva, Escrívão da Camará Eclesiástica e Secretario do Bispado de São Paulo. --Por sua Excia. Revma.- Monsenhor Vigário Capitular Sede Vacante. -.Certifico que revendo os autos do Património da Capella de S. Miguel Archanjo; Comarca d'Itapetininga neste Bispado de S. Paulo, às folhas 3 dos dictos Autos, encontrei o documento da forma e theor seguinte: Eu abaixo assinada Dona Teresa Augusta Nogueira que desejando prover canonicamente a Capela de S. Miguel Archanjo, desta Freguezia da fazenda Velha, dou para património da mesma Capella uma parte de terras de setecentos e cincoenta braças de alto, com quatrocentos e cincoenta de fundo, que coube-me pôr herança do meu finado pae o sr. Tenente Uryas Emygidio Nogueira de Barros, no valor de duzentos mil reis na Fazenda Velha, cujas terras dou com divisas seguintes: Partindo da barra do - Quapé acima até o vallo que divide com a Fazenda do Moinho e por este até o banhado de Manoel Mariano e dahi até onde fizer quadra, e depois cortando num rumo até o ribeirão onde diz as quatrocentas e cincoenta braças, ficando eu responsável de qualquer embaraço que appareça. 

E por verdade mandei passar a presente e outra do mesmo teor as quaes vêm por mim assignadas.

São Miguel Archanjo da Fazenda Velha,  2 de Abril de 1884.

Teresa Augusta Nogueira.

Testemunhas presentes: Manoel Rufino de Medeiros, António Alberto de Souza Nogueira.

Em tempo declaro que faço esta doação com a condição de nunca ser vendida, e quando seja, o produto empregue-se na mesma Capella.

E por verdade mandei a presente declaração e outra de igual teor as quaes vão por mim assignadas.

S. Miguel Archanjo da Fazenda Velha,  2 de Abril de 1844.

Teresa Augusta Nogueira.

Testemunhas presente: Manoel Rufino de Medeiros, António Affonço de Souza Nogueira".

 

NOGUEIRAS, 13

  

Tereza casou com Alferes Joaquim José Teixeira. Joaquim faleceu em Santana do Parnaiba-SP.

 

No livro Da Fazenda Velha a Sâo Miguel Arcanjo, de autoria de Manoel Valente Barbas na página 152 consta o texto de uma NOTA PROMISSÓRIA, cujo teor aqui transcrevemos: "Vale este a quantia de quarenta e oito mil reis a vista deste pagarei a minha consorte a Senhora Dona Tereza Álvares Nogueira Teixeira de seus colares de oiro que lhe comprei para dar a minha filha Joana Augusta quando se cazou e para sua satisfação obrigo meus bens sem disso por dúvida alguma e para clareza passo o prelsente por mim feito e assinado.

Fazenda do Turva, a 1ð de janeiro de 1848

Rs 48$000   Joaquim José Teixeira

Como testemunhas: Evaristo Balbino Teixeira de Paiva e Antonio Justiniano Teixeira"

Não temos informações sobre o outro casamento do Joaquim, mas pelo texto da promissória ve-se que ele já tinha uma filha de uma relação anterior a seu casamento com a Tereza Augusta Nogueira. João da Silva Machado, o Barão de Antonina enviou uma carta ao Alferes Joaquim José Teixeira, datada de Perituva, 23 de setembro de 1847, onde se percebe o bom relacionamento dele com o Tenente Urias.

 NOGUEIRAS,13

 

Tereza Augusta Nogueira faleceu na Fazenda Velha - São Miguel Arcanjo-SP.

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
55




Partilhe esta Página



PARTICIPE

AJUDE-NOS A MANTER ATUALIZADA AS INFORMAÇÕES DESTE SITE

 

ESCREVA-NOS

 

CONTO COM SUA AJUDA

 

JOSÉ LUIZ NOGUEIRA

 

 

 

 




Total de visitas: 1864637