GENEALOGIA - JOSÉ LUIZ NOGUEIRA 
ARNALDO VICTÓRIO BARRETTI
ARNALDO VICTÓRIO BARRETTI

Arnaldo Victório Barretti nasceu em Itapetininga no dia 1º de junho de 1912.

Filho de Cármine Barretti e Amélia Tristani Barretti.

Arnaldo casou com Elisa Enei Barretti, filha de Natale Umberto Enei e Natalina Vechiotti Enei.

Elisa nasceu em Barra Bonita-SP. Ela faleceu em 2005 em Itapetininga-SP. Faleceu com 92 anos.

Arnaldo e Elisa tiveram os seguintes filhos:

     i.  Maria José Barretti (Yayá) nasceu no dia 27 de agosto de 1951.

    ii.  Arnaldo Enei Barretti (Dino) nasceu no dia 4 de novembro de 1936.

  

Poucos sabem, mas esse cirurgião dentista formado pela Faculdade de Odontologia de Araraquara, casado com Elisa Enei Barretti, também dentista, é responsável por grande parte da história de pecuária da região sudoeste, em especial na atividade produtiva da indústria de laticínios.

Depois de concluir o curso de odontologia e clinicar durante dois anos, veio para Itapetininga para encontrar em uma propriedade agrícola no Distrito do Rechã a sua verdadeira vocação.

Desejando agregar valor ao leite, construiu um Laticínio no pequeno bairro que crescia ao lado da Estação da Estrada de Ferro Sorocabana.

Experiente no ramo, implantou ainda mais dois laticínios, um em Buri e outro em Itaberá. 

Ainda no segmento produtivo de agronegócios, comprou, juntamente com os amigos Martin Afonso Xavier da Silveira e Juracy Galvão, o Laticínios Itapetininga Sociedade Anônima, a conhecida LISA, da rua Virgilio de Rezende. Não há quem não se lembre dos pequenos e redondos litros de leite Lisa.

Foi ainda proprietário da Mercearia Yaya, localizada na Rua Monsenhor Soares e com uma filial no Mercado do Largo Pedrinho Rosa. 

Mas não foi apenas nas atividades ligadas à pecuária que Arnaldo se destacou.

Preocupado com a necessidade da modernização do campo, fundou nos anos 60 a revendedora de tratores Massey Ferguson, que permitiu o aumento de produtividade a dezenas de agricultores de Itapetininga e região. Também foi proprietário, no mesmo local, esquina das ruas Coronel Afonso e Padre Albuquerque, da Revenda  DKW Vemag .

Em 1963, juntamente com seu sogro Juracy Galvão, fundou a ITAMAC, revendedora da marca Volkswagen. 

Na atividade política Arnaldo destacou-se junto ao PSP - Partido Social Progressista, sendo membro do diretório por diversas oportunidade e eleito vereador para o primeiro mandato eletivo após a redemocratização, no período de 1948 a 1951.

Além de presidente da Associação Comercial, também presidiu o Sindicato do Comercio Varejista de Itapetininga, no período de 1964 a 1971. Na área social, fundou o Hospital São José, que dirigiu durante vários anos.

Arnaldo Victorio Barretti deixou um exemplo para os dois filhos Arnaldo Enei -Dino - e Maria José Barretti e netos. Trabalhou, na sua Fazenda de Gado em Rechã - a Fazenda Santa Helena até a sua morte com 59 anos em setembro de 1971.

(Revista da Associação Comercial - 2003 - página 30)

Na área social, fundou o Hospital São José, que dirigiu durante vários anos.

Arnaldo foi casado com Elisa Enei Barretti com quem teve dois filhos:

Arnaldo Enei Barretti (Dino) e Maria José Barretti (Yayá).

Trabalhou em sua Fazenda de Gado no Rechã, a Fazenda Santa Helena até a sua morte com 59 anos, em São Paulo, em setembro de 1971.

Sua esposa, dona Elisa faleceu com 92 anos em 2005 em Itapetininga.

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
66




Partilhe esta Página



PARTICIPE

AJUDE-NOS A MANTER ATUALIZADA AS INFORMAÇÕES DESTE SITE

 

ESCREVA-NOS

 

CONTO COM SUA AJUDA

 

JOSÉ LUIZ NOGUEIRA

 

 

 

 




Total de visitas: 1864788