Brazílio Emígdio Nogueira nasceu outubro de 1872 em São Miguel Arcanjo-SP.
Batisado no dia 30 de novembro de 1872 na Igreja Nossa Senhora dos Prazeres de Itapetininga.
Filho de Urias Emigdio de Souza Nogueira e de dona Olympia Leopoldina Nogueira Machado.
Neto paterno do Tenente Urias Emigdio Nogueira de Barros e de sua segunda mulher dona Maria Bárbara de Jesus.
Neto materno de Misael Clementino Machado e de Maria Theodora de Souza Nogueira.
Brazílio trabalhou na Estrada de Ferro Sorocabana. A tia Maria, esposa de José Emidio Nogueira contou-nos que ele trabalhava como Guarda-lenha na estação de Rechan. Contou-nos também que eles moraram na Vila Santana em Itapetininga.
Brazilio casou com Isabel de Oliveira Fróes, filha de Antonio Mariano de Oliveira Fróes e Maria Gabriela do Nascimento Fróes, em São Miguel Arcanjo-SP.
Isabel de Oliveira Fróes nasceu em 1884 em São Miguel Arcanjo-SP. Ela faleceu no dia 2 de junho de 1924 em Itapetininga-SP e foi sepultada no Cemitério São João Batista em Itapetininga.
Brazilio e Isabel tiveram os seguintes filhos:
iii. Aurora Nogueira nasceu em São Miguel Arcanjo-SP. Faleceu solteira.
iv. Miguel Nogueira
viii. Alberico Nogueira nasceu em São Miguel Arcanjo-SP. Morreu afogado num rio em Tietê-SP.
ix. Maria Fróes Nogueira nasceu no dia 20 de maio de 1924 em Itapetininga-SP.
Ela faleceu em Itapetininga-SP e foi sepultada no Cemitério São João Batista em Itapetininga.
Brazílio Emigdio Nogueira faleceu no dia 30 de março de 1937 em Itapetininga-SP e foi sepultado no dia 31 de março de 1937 no Cemitério São João Batista - Itapetininga-SP.
Fontes:
Livro de Registros de sepultamentos do Cemitério São João Batista de Itapetininga, Sepultamentos, Anotação a margem do livro página 45-verso - nð 302 ( Indica o nð da Cruz no cemitério). ""Brasilio Emygdio Nogueira pagou cinco mil réis de imposto para sepultamento do cadaver de Isabel Froes de 40 anos de idade casada com o mesmo. Brasileira, moradora nesta. Itapetininga, 02 de junho de 1924." Confirmado os registros no Cartório de Registro Civil - 1ð ofício de Itapetininga-SP.
1.Cemitério São João Batista em Itapetininga-SP, Registro de Sepultamentos - Livro 1937 a 1939 - página 6. "Brazilio Emilio c/65 anos - filho de Urias - morava na Vila Santa Anna - óbito as 20 hs do dia 30.3.1937.".