GENEALOGIA - JOSÉ LUIZ NOGUEIRA 
Criar uma Loja Virtual Grátis
PALACETE BRIZOLLA NETTO
PALACETE BRIZOLLA NETTO

 

Palacete Brizolla Netto

Localizado na parte central de Itapetininga é o mais rebuscado dos palacetes do período.

Construído por Abrão Sacco fazia parte de um complexo que envolvia inclusive o primeiro cinema da cidade, o Cine Ideal, depois cine Olana e finalmente até a sua demolição, Cine Itapetininga.

Considerado uma das obras maiores de Sacco tem como destaque as cabeças femininas romanas em seu topo.

Data de 1906 tendo sua utilização idêntica aos dos sobradões: térreo para comércio e primeiro andar para residência. 

A família Brisola Netto mandou construir uma palacete bem no centro de Itapetininga, na Rua José Bonifácio, antes conhecida como Rua Direita e Rua Fidalga esquina com a Rua Rangel Pestana, atual Rua Monsenhor João Soares.

O construtor foi Abrão Sacco, que nasceu em 1880 em Pádova - Itália e veio para o Brasil, casou em Itapetininga, no dia 1º de maio de 1909 com Cherubina de Campos, de Tatui

Consta na Certidão de casamento emitida pelo Cartório do Registro do 1ð subdistrito de Itapetininga que o Juiz de Paz foi Theóphilo Cavalheiro do Amaral.

Ele ficou conhecido na época pelo bom trabalho que fazia como construtor.

Significado de Palacete no dicionário brasileiro: Palácio pequeno; mansão.

Naquela época os palacetes eram muito procurados. Muito aprimorados e cheio de requintes. Bem no centro da cidade de Itapetininga.

No cruzamento das ruas José Bonifácio com Monsenhor Soares.

Fazia parte de um complexo envolvendo o mais antigo cinema da cidade, ou seja, o Cine Itapetininga, antes cine Olana e CIne Ideal, até o dia de sua demolição e transformação do espaço em um estacionamento.

Foi uma das maiores obras de Abrão Sacco e em destaque temos em seu topo as cabeças romanas femininas.

Consta ainda o ano de 1906 e tem sua utilização idêntica aos dos sobradões: térreo para comércio e o andar superior para residência. 

Atualmente o palacete foi totalmente restaurado.

A parte inferior está alugado para empresas comerciais.

 

Veja matéria publicada por Alberto Isaac no Jornal Correio de Itapetininga

 

A descaracterização do palacete

Quem idealizou a edificação do Palacete, segundo registro histórico e o testemunho de familiares, foi o saudoso cidadão Salvador Brisola Neto, que construiu ainda, ao lado, um prédio em que o Governo Federal instalou a Agência de Correios de Itapetininga.

“Vadozinho”, como era conhecido, também construiu, além de muitos edifícios, um cinema, ao lado do Palacete, então denominado “Cine Ideal” (depois Olana, demolido no início dos anos 2000), onde hoje temos um estacionamento.

Além de possuir uma livraria e tipografia, Vadozinho também era estabelecido com uma das maiores panificadoras e confeitarias da região, a Padaria e Confeitaria Ideal (o mesmo nome do cinema), instalada no pavimento inferior do prédio.

O professor Antônio Antunes Alves (in memoriam) esclarecera que o “Palacete Brisola”, possui um estilo Vitoriano (referência à arquitetura inglesa do período da Rainha Vitória), do final do século XIX”.  Essas construções, dizia o professor, são encontradas na cidade de São Paulo, principalmente no Bairro da Luz e Campos Elísios.

O Palacete, em seu andar superior, também foi sede de um Grêmio Estudantino, chamado Olavo Bilac, concorrente do famoso Grêmio Estudantino Fernando Prestes. No final da década de 1960, até 1980 o instalou-se no prédio a Loja Dular, ocupando os dois pavimentos, do empresário Ércio Thibes. Nos últimos anos, a troca-se de inquilino é muito frequente. Hoje funciona um bar de imigrantes coreanos.

Salvador Brisola Neto, o “Vadozinho”, apesar de seu dinamismo e espírito progressista, nunca foi lembrado pelos administradores da cidade.

 

 

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
9




Partilhe esta Página



PARTICIPE

AJUDE-NOS A MANTER ATUALIZADA AS INFORMAÇÕES DESTE SITE

 

ESCREVA-NOS

 

CONTO COM SUA AJUDA

 

JOSÉ LUIZ NOGUEIRA

 

 

 

 




Total de visitas: 1864846