SOBRADO DO CANDOCA
Um belo casarão localizado na esquina das Ruas Julio Prestes com Campos Salles, bem no centro da cidade de Itapetininga.
Foi em 2008 quando eu estava finalizando o livro da GENEALOGIA DE UMA CIDADE - VOLUME II - Itapetininga que vi essa lindo sobrado em demolição.
Dizem que coração não doe, mas o meu doia vendo aquele prédio sendo demolido.
As pessoas perguntavam o porquê daquilo estar acontecendo.
Houve quem perguntasse quais as medidas que as autoridades estariam tomando. E saber que são as próprias autoridades que fornecem os Alvarás de Demolição.
Dai eu resolvi contar sobre quem mandou construir esse prédio.
Foi o Coronel Cândido Severiano Maia, mais conhecido por Candoca. Ele era rico, morava em Capão Bonito e depois que ficou viuvo casou novamente. Desta vez com uma professora de Itapetininga dona Albertina que ia todos os dias de Itapetininga para dar aulas na escola da Fazenda do Candoca em Capão Bonito. Mandou construir este sobrado onde viveu por muitos anos, tendo uma vida social atuante e continuou cuidando da Fazenda em Capão Bonito por muito tempo.
Segundo contam os historiadores de Itapetininga neste sobrado já morou Peixoto Gomide e sua filha pianista. Quando o maestro Villa-Lobos esteve em Itapetininga tocou piano e ainda pousou nesta casa.
E foi justamente esse sobrado que demoliram e partiu o meu coração de Historiador.
(Nogueira, Genealogia de uma cidade - vol. II - página 34)
0
Fotos do acervo de Osvaldo de Souza Filho - confrade do IHGGI