
Desbravadores vindos do Rio Verde, chegaram à localidade no século XVII, por volta de 1692 em busca de ouro. Transpondo os contrafortes da Serra da Mantiqueira, os paulistas Antonio Delgado da Veiga, seu filho João da Veiga e Manoel Garcia alcançaram um sítio que chamaram de Maependi, do tupi-guarani: Mbaé-pindi cujo significado é "clareira na mata", "picada que da passagem", "atalho".
No século XVII, entre 1691 e 1692, época da fundação de baependi até o registro de seus primeiros habitantes, muito pouco se conhece. Os sertanistas e exploradores que passavam pela região permaneciam por pouco tempo, deixando apenas pequenas roças de culturas temporárias. Oficialmente os primeiros moradores de Baependi foram os sesmeiros, agraciados por sua Majestade o Rei de Portugal com vasta extensão de terras, com prazo pré determinado para a formação de culturas nas terras recebidas.
Esta foi a primeira referência do nome da cidade. Primeira casa de Baependy, situada na Fazenda do Engenho.
Em 1814 o arraial foi elevado a categoria de Vila, com denominação de Santa Maria de Baependi, território desmembrado do termo da vila de Campanha da Princesa (mais tarde Campanha). Em 1855 foi criada a comarca de Baependi, da qual também faziam parte Aiuruoca e Cristina.
|