GENEALOGIA - JOSÉ LUIZ NOGUEIRA 
Criar um Site Grátis Fantástico
FOTO DE JÚLIO PRESTES DE ALBUQUERQUE
FOTO DE JÚLIO PRESTES DE ALBUQUERQUE

DEFENDENDO A INCLUSÃO DA FOTO DE JÚLIO PRESTES DE ALBUQUERQUE

NA GALERIA DOS PRESIDENTES DO BRASIL

NO PALÁCIO DO PLANALTO EM BRASÍLIA-DF

 

 


Algumas curiosidades sobre os nossos presidentes

Devido ao fato de vários políticos terem sido depostos da presidência, outros terem exercido o cargo interinamente e outros terem sido impedidos de tomarem posse e pelo fato de juntas militares terem governado o país, não existe uma contagem oficial, numerando os presidentes, como acontece nos Estados Unidos onde George Washington encabeça a lista como o primeiro presidente e Barack Obama a fecha atualmente como o 44º presidente.

No Brasil, existem listas de Presidentes da República com numerações divergentes.

Desde a proclamação da República, quando foi eleito o nosso primeiro presidente, em 1889 o Brasil já teve 42 presidentes.

O mandato do Presidente da República do Brasil é atualmente de quatro anos com direito a uma reeleição.

A atual Constituição de 1988 havia fixado inicialmente mandato de 5 anos sem reeleição.

As anteriores constituições do Brasil fixaram mandatos de quatro, cinco e seis anos.

Eurico Gaspar Dutra, Juscelino Kubitschek, Ernesto Geisel e José Sarney foram os presidentes que exerceram mandatos de cinco anos.

O único presidente a exercer o mandato de seis anos foi João Figueiredo.

Os ex-presidentes que ainda se encontram vivos são: Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, Fernando Collor de Mello, Dilma Roussef e José Sarney.

Foram eleitos e não tomaram posse:

 

Francisco de Paula Rodrigues Alves

Morreu de gripe espanhola; Elegeu-se duas vezes, cumprindo integralmente o primeiro mandato (1902 a 1906), mas faleceu antes de assumir o segundo mandato que deveria se estender de 1918 a 1922.

 

Júlio Prestes de Albuquerque

Por causa da revolução de 1930. A Revolução de 1930 teve início em 3 de outubro de 1930. Enquanto as forças revolucionárias colhiam sucessos em sua campanha que avançava do Rio Grande do Sul rumo ao Rio de Janeiro, em 24 do mesmo mês, Washington Luís foi deposto por um golpe militar gestado na Capital Federal. Instalou-se no poder uma junta militar que, no dia 3 de novembro de 1930, entregou o poder a Getúlio Vargas, líder das forças revolucionárias.

 

Tancredo de Almeida Neves

Por motivo de doença e morte. Na madrugada de 14 para 15 de março de 1985, em uma reunião em que estavam presentes Ulysses Guimarães, Fernando Henrique Cardoso, Sarney e o ministro do exército Leônidas Pires Gonçalves, a opinião deste sobre a interpretação da Constituição de 1967 prevaleceu, e na manhã de 15 de março, às 10:00 horas, o Congresso Nacional deu posse a Sarney. Devido às complicações cirúrgicas ocorridas - para o que concorreram as péssimas condições ambientais do Hospital de Base do Distrito Federal, que estava com a Unidade de Tratamento Intensivo demolida, em obras - o estado de saúde se agravou e teve de ser transferido em 26 de março para o Hospital das Clínicas de São Paulo. Durante todo o período em que ficou internado, Tancredo sofreu sete cirurgias. No entanto, em 21 de abril, Tancredo faleceu vítima de infecção generalizada, aos 75 anos. A morte de Tancredo foi anunciada à população pelo então porta-voz oficial da presidência para a imprensa, Antônio Britto.

Lamento informar que o Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Tancredo de Almeida Neves, faleceu esta noite no Instituto do Coração, às 10 horas e 23 minutos [...].

 

Júlio Prestes de Albuquerque foi o único político eleito Presidente da República, pelo voto popular, que foi impedido de tomar posse.

O último presidente a falecer foi Itamar Augusto Cautieiro Franco, em 2 de julho de 2011.

O presidente mais jovem a assumir o cargo foi Fernando Collor, aos 40 anos, em 1990.

O presidente mais idoso é Michel Temer, que tomou posse, aos 75 anos, em 2016.

Tancredo Neves foi eleito aos 75 anos, sendo o mais idoso a ser eleito presidente e Rodrigues Alves foi eleito, aos 70 anos, mas ambos morreram antes de poderem tomar posse.

José Sarney, eleito vice-presidente de Tancredo Neves, foi empossado, em 15 de março de 1985, na Presidência da República, porque Tancredo, adoentado, não tomou posse. Com a morte de Tancredo Neves, em 21 de abril de 1985, Sarney assumiu em caráter definitivo a presidência e cumpriu o mandato de Tancredo, na íntegra, de 1985 a 1990. 

Rodrigues Alves foi presidente de 1902 a 1906, e foi eleito novamente em 1918, mas, como já informei antes, morreu antes de tomar posse.

E ainda...

Em todo o período republicano, uma única mulher foi empossada na presidência. Dilma Rousseff, eleita pelo voto direto, em 31 de outubro de 2010, com mais de 55 milhões de votos.

No Império do Brasil assumiram, interinamente, a regência do país, a Imperatriz Leopoldina e a Princesa Isabel.

Uma Rainha de Portugal governou o Brasil: Dona Maria I.

 

As curiosidades são muitas, por ora ficamos apenas com estas.

 

Veja matéria feita pelo SBT/SOROCABA e vinculada em toda a rede no estado de São Paulo sobre a falta da foto de Júlio Prestes de Albuquerque na Galeria dos Presidentes do Brasil existente no Palácio da Alvorada em Brasília-DF.

https://www.youtube.com/watch?v=OLQ-Gh_VpS8

 

 

 

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
3




Partilhe esta Página



PARTICIPE

AJUDE-NOS A MANTER ATUALIZADA AS INFORMAÇÕES DESTE SITE

 

ESCREVA-NOS

 

CONTO COM SUA AJUDA

 

JOSÉ LUIZ NOGUEIRA

 

 

 

 




Total de visitas: 911777