GENEALOGIA - JOSÉ LUIZ NOGUEIRA 
Sites Grátis no Comunidades.net Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis
JOSÉ LUIZ NOGUEIRA
JOSÉ LUIZ NOGUEIRA

 

Nasceu em Itapetininga no dia 29 de outubro de 1942.

Filho de João Emídio Nogueira e de Brígida Aparecida Nogueira.

Neto paterno de Brazílio Emigdio Nogueira e de Izabel de Oliveira Fróes.

Neto materno de Izaltino Moreira Branco e Emília Izabel de Lima.

Bisneto paterno de Urias Emigdio de Souza Nogueira e de Olympia Leopoldina Nogueira Machado.

Bisneto materno de José Moreira Branco e de Francisca Maria de Jesus.

Foi batizado na Igreja Matriz Nossa Senhora dos Prazeres de Itapetininga.

Padrinhos: O irmão de sua mãe Ozildes Branco de Lima  e a sua  esposa Maria Hergesel.

Estudou no Grupo Escolar Major Fonseca. Fez primeira comunhão na Igreja Matriz Nossa Senhora dos Prazeres.

Iniciou seus estudos no Grupo Escolar Eugênio Santos em Tatui, sendo transferido para Itapetininga e estudando no Grupo Escolar Major Fonseca. Fez um curso de admissão com a professora Terezinha Moraes, esposa do contabilista Plauto José Holtz de Moraes.Passou entre os primeiros colocados. Matriculou-se no curso ginasial do Instituto de Educação Peixoto Gomide. Concluiu o 2ð gráu no Colégio Estadual do Paraná. Cursou Física na Universidade Federal do Paraná, no Centro Politécnico em Curitiba. Foi radialista, trabalhou na PRD-9 Rádio Difusora de Itapetininga e na Rádio Progresso de São Paulo. Participou de diversos programas humorísticos na extinta TV Paulista Canal 5 em São Paulo, hoje Rede Globo de Televisão. Trabalhou no Grupo Sul América de Seguros. Securitário por 20 anos. Trabalhou no Departamento de Sinistros em São Paulo, transferindo-se em setembro de 1974 para a Sucursal do Paraná em Curitiba. Sócio do Clube Sociedade Thalía de Curitiba. Participou do Grupo de Escoteiros da Sociedade Thalia. Foi radioamador e sócio fundador do GMPR-Grupo Morse Paranaense.

Há mais de 20 anos vem desenvolvendo pesquisas em torno de seus ancestrais.

Pesquisa o seu tronco paterno, a família NOGUEIRA e FRÓES e pelo lado materno os MOREIRA BRANCO e BARROS LIMA.

Pesquisa a história de Itapetininga e de seus fundadores: Manoel José Braga, Domingos José Vieira, Salvador de Oliveira Leme, Simão Barbosa Franco, o que resultou na edição do livro GENEALOGIA DE UMA CIDADE - volume I - ITAPETININGA, que foi lançado em 4 de outubro de 2005, em Sessão Solene do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga.

Juntamente com Messias dos Santos Pereira e José Luiz Ayres Holtz, o Grilo, iniciou as tratativas para a fundação do IHGGI - Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga, o que aconteceu no dia 22 de junho de 2005.

No IHGGI escolheu como patrono de sua cadeira o genealogista Luiz Gonzaga da Silva Leme, autor da grande obra GENEALOGIA PAULISTANA, em 9 volumes que tem servido de referência para todos os pesquisadores de historias e genealogias. Nasceu em Bragança Paulista, estudou engenharia nos Estados Unidos, faleceu em São Paulo.

José Luiz Nogueira não parou. Continuou fazendo suas pesquisas junto aos arquivos públicos, cartórios, igrejas, cemitérioos, etc... além de participar de 8 grandes grupos brasileiros de pesquisas genealógicas, através de Foruns na Internet.

Desenvolve a Árvore Genealógica do Tenente Urias Emidio Nogueira de Barros, que nasceu em Baependi-MG e foi o fundador de São Miguel Arcanjo. Procura descendentes de Domingos José Vieira e de Salvador de Oliveira Leme  dos quais é desdecentes e são considerados fundadores de Itapetininga. Viajou para a região de Botucatu, Itatinga, Paranapanema e Angatuba procurando localizar informações que possam ajudar a atualizar a Genealogia dos  Moreiras Brancos. Viajou para Minas Gerais em busca de informações e documentos que o auxiliou a desenvolver este trabalho. Fez o caminho de Parati a São João Del Rey, assim como os tropeiros o fizeram em tempos de transferência do ouro do Brasil para Portugal. Passou por Aparecida, Lorena, Cruzeiro, Caxambu, Baependi, Cruzilia, São João Del Rey, Lavras, Varginha, etc... Esteve em Bruges na Bélgica procurando informações dos Lemes dos quais é descendente.

Em setembro de 2006, formou dupla com José Luiz Ayres Holtz, o Grilo, na elaboração do Livro da História do Comércio de Itapetininga, um projeto desenvolvido pelo SESC e em outro projeto da Editora Nova América, na elaboração de Atlas Escolar Histórico e Geográfico das cidades de Itapetininga, Boituva, Tatui, Lençóis Paulista e Votorantim.

José Luiz casou com Aparecida de Oliveira, filha de João Francisco de Oliveira e Rozalina Dias de Oliveira, no dia 30 de maio de 1964 em Itaquera-SP. Aparecida nasceu no dia 15 de maio de 1939 em Franca-SP. Morou em Olimpia-SP onde fez os primeiros estudos, mudando-se para São Paulo, quando tinha 20 anos, indo morar com sua tia Ana, na rua da Glória. José Luiz e Aparecida tiveram um filho:

        José Luiz Nogueira Junior que nasceu em São Paulo na manhã do dia 19 de março de 1965. 

Em segundas núpcias José Luiz casou com Helena Elsa Welsker, filha de Walter Welsker e Helena Kruus, no dia 20 de junho de 1981 em Curitiba-PR. Helena nasceu no dia 11 de julho de 1949 em São Paulo-SP. Trabalhou na Sul América em São Paulo até Fevereiro de 1975, quando pediu demissão para se casar com José Luiz Nogueira que tinha se transferido para Curitiba, para trabalhar na Servipasa, empresa que prestava serviços de Inspeção e regulação às empresas do Grupo Sul América. Começou a trabalhar na ACARPA em novembro de 1975. Depois de muitos anos a ACARPA passou a chamar-se EMATER.

José Luiz e Helena tiveram um filho:

      Márcio Luiz Nogueira que nasceu em Curitiba no dia 11 de julho de 1981. 

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
1




Partilhe este Site...



PARTICIPE

AJUDE-NOS A MANTER ATUALIZADA AS INFORMAÇÕES DESTE SITE

 

ESCREVA-NOS

 

CONTO COM SUA AJUDA

 

JOSÉ LUIZ NOGUEIRA

 

 

 

 




Total de visitas: 541939