GENEALOGIA - JOSÉ LUIZ NOGUEIRA 
Sites Grátis no Comunidades.net
GENEALOGIA DA FAMÍLIA TERRA
GENEALOGIA DA FAMÍLIA TERRA

 

TERRA - Sobrenome de origem geográfica.

 

Nome do planeta que habitamos.

 

Divindade greco-romana, personificação da terra.

 

De terra, subst. comum (Antenor Nascentes, II, 295). Da Ilha do Faial [Açores].

 

Tradução do holandês Aarde [terra] [Anuário Genealógico Latino, IV, 65].

 

Sobrenome de uma família origem holandesa.

 

Ao passar para a Ilha do Fayal (Açores), o flamengo Joseph van Aard, traduziu Aarde, como terra, e passou a assinar-se Jós da Terra (Anuário Genealógico Latino, V, 65).

 

No Rio Grande do Sul, entre as mais antigas, registra-se a família de Antonio Pereira da Terra [da Ilha do Faial], que deixou geração, em 1736, na Colônia do Sacramento, com Luiza da Ressurreição [do Faial].

 

Família estabelecida na Bahia, à qual pertence José Maximiano da Silva Terra, negociante nacional matriculado na praça de Salvador, em 1881.

 

TERRA PEREIRA - Antiga família de abastados proprietários rurais, na região norte-fluminense. Em 1867, entre outros, em Campos dos Goitacazes, registram-se: José Gomes da Terra, fazendeiro de açúcar, café e mandioca, na freg.ª de Santa Rita da Lagoa de Cima; Angelo Pereira de Azevedo Terra, proprietário da fazenda de café, Mussurepe; Leonardo Pereira da Terra, com fazenda de mandioca e café; Manuel Pereira da Silva Terra, com a Fazenda Central; e Antonio Pereira da Terra, Cap. da 5.ª Cia. do 13.º Batalhão de Inf. da Guarda Nacional.

 

Um dos seus ramos mudou-se para Minas Gerais, e estabeleceu-se em São Simão (MG). Teve princípio em Manuel da Terra Pereira [1855, Campos, Rio de Janeiro- 1918], filho de Antonio da Terra Pereira e de Ana Josefa de Souza. Deixou numerosa descendência do seu casamento em 1891, com Rosina de Fuccio [1878, Nápoles, Itália - 1943, MG], filha de Antonio de Fuccio, patriarca desta família Fuccio (v.s.), em Minas Gerais. 

 

 

DOMINGOS FRANCISCO TERRA é o nome mais antigo que eu tenho em meu banco de dados.

Nascido e batizado em Barcelos, Braga, Portugal.

Filho de Joz da Terra, o Moço e Maria de Pórras.

Neto paterno de Jorge da Terra e Margarida da Silveira. Bisneto de Jan van Aertrycke.

Irmão de João da Silveira, Catarina da Silveira, Manuel da Silveira, Francisco da Silveira, António da Silveira e Bárbara da Silveira Terra.

Domingos veio para o Brasil. Casou com Isabel Pires de Moraes (ou Oliveira), filha de José Vaz Moniz e Ana PIres de OIiveira. Isabel nasceu em Guarulos no dia 20 de julho de 1705 e faleceu no dia 14 de outubro de 1761.

Entre seus filhos temos o Alferes Manoel Francisco Terra, nascido em Prados-MG, no 2 de maio de 1736.

No ano de 1769, Manoel Francisco Terra casa-se com Ana Vitória de Jesus, natural de São João Del Rey, filha do Capitão Domingos Rodrigues Barreiros e de Jacinta Bernarda da Conceição, na Ermita de São Bento no antigo município de Lavras. Ali tiveram nove filhos.

Seu testamento data de 1809 e se encontra no museu de São João Del Rey. 


Esta família se estabeleceu no município de Carrancas no local que se chamava Sertão Dourado passando a ser designado Fazenda dos Terras. Seus descendentes se espalharam por vários municípios de Minas, como Carrancas, Luminárias e Formiga. Por volta de 1800, dois filhos dessa família, João Nepomuceno Terra e Manoel Francisco Terra, emigraram para os sertões de São Paulo, entrando por Casa Branca e Cajurú. Suas descendências se espalharam pelos municípios de São Simão, Franca, Cravinhos, Mococa, Ribeirão Preto, Igarapava, Itapetininga e São Miguel Arcanjo. 

Em Casa Branca, João Nepomuceno Terra casa-se com Hipólita Josefina Nogueira, de família também mineira, dando origem ao sobrenome Nogueira Terra. 

Seu irmão, Manoel Francisco Terra, vindo já casado de Minas Gerais com Josefa Maria dos Santos, deu origem à numerosa família, entre outras, Santos Terra. 

Hipólita Josefina Nogueira era irmã do famoso Tenente Urias Nogueira de Barros descendente do madeirense “Tomé Rodrigues Nogueira do O’, descendente do fidalgo espanhol D. Fernando Rodrigues Nogueira, do reino de Aragão, que , devido às guerras, mudou-se para Portugal; ali aclimando a família, na invasão dos mouros. Filhos e netos de D. Fernando espalharam-se pelas Canárias e Ilha da Madeira, de onde seguiram para São Vicente e São Paulo” (Nicolau Antônio Nogueira Vale da Gama, 1872), e dali partindo, em 1710, para Minas Gerais cujo berço foi Baependi, local fundado pelos seus descendentes. 

Domingos Francisco Terra nasceu em Barcelos-Portugal. Domingos casou com Isabel Pires de Moraes, filha de José Vaz Moniz e Ana Pires de Oliveira. Isabel nasceu 20 de julho de 1705 em Guarulhos-SP. Ela faleceu 14 de outubro de 1761. Eles tiveram filhos e entre eles temos:

 i.   Manoel Francisco Terra nasceu  em 1736 e faleceu 26 de outubro de 1809. Manoel casou com Ana Vitória de Jesus Barreiros, filha de Capitão Domingos Rodrigues Barreiros e Jacinta Bernarda da Conceição, em 1769 em Ermita de São Bento no antigo município de Lavras. Ana nasceu em São João Del Rei-MG. 

Eles tiveram nove filhos:

      i.   Alferes Manoel Francisco Terra Filho nasceu no dia 1º de julho de 1777 em Lavras do Funil-MG. Ele faleceu no dia 30 de agosto de 1832. Manoel casou com Josefa Maria dos Santos, filha de Miguel Antonio dos Santos e Justa Ribeiro do Evangelho.

     ii.   Miguel Lopes Terra. Miguel casou-se com Ana Silveira Pereira do Lago.

    iii.   João Nepomuceno Terra nasceu 23 de outubro de 1816 em Lavras do Funil-MG. Ele faleceu em 1867. João casou com Hipólita Josefina Nogueira de Barros, filha de Alferes João de Souza Nogueira e Maria Theodora Monteiro de Barros, em Casa Branca-SP. Hipólita nasceu em 1807 em Baependi-MG. Ela faleceu após dezembro de 1868 em São Simão.

      iv.

       v.

       vi.

 

2C.  Ana Vitória de Jesus Barreiros

Ela ditou testamento feito em  1809 na Fazenda Bom Retiro dos Barreiros.

Seu testamento se encontra no museu de São João Del Rey.

 

3.  Alferes Manoel Francisco Terra Filho

MORREU NA FAZENDA DENOMINADA RIO DAS PEDRAS DO CURATO DE CAJURU, TERMO DA VILA

DE FRANCA DO IMPERADOR, DA FIDELLISSIMA COMARCA DA VILA DE ITU.

 

A CERTIDAO DE BATISMO CONSTA PAROQUIA SANTANA, DIOCESE DE SAO JOAO DEL REY - MG.

 

DOCUMENTO COM FABIANA TERRA FERREIRA.

 

CELEBRANTE: PADRE MANOEL DA CUNHA PEREIRA E PADRINHOS MANOEL JOSE PINTO E ANTONIA MARIA.

 

Casou-se com JOSEFA MARIA DOS SANTOS. TESTAMENTO EM 1854 EM CASA BRANCA-SP.

  

5.  João Nepomuceno Terra

Batismo localizado através de pesquisa de Luís Antônio Villas Bôas realizada em 3 de março de 2005 no microfilme do CHF 1285464, item 1, referente aos livros de batismos de Lavras, folha 44, consta :

"Aos 23 de outubro de 1816 em casa de minha residência neste arraial das Lavras apareceram João Fernandes Penna,

solteiro e Francisco Modesto Guilhermino, casado, ambos brancos, moradores neste arraial ..... com os juramentos dos Santos Evangelhos que ...(ilegível) fontes fidedígnas que João Nepomuceno Terra, filho legítimo do Alferes Manoel  rancisco Terra e de Anna Vitória de Jesus, foi solenemente batizado ..... pelo Padre Faustinol, há mais de 26 anos, sendo os padrinhos João Justino Alves e Maria Justina ..."

Por volta de 1800, dois filhos dessa  família, João  Nepomuceno Terra e  Manoel Francisco Terra,    emigraram para os sertões de São Paulo, entrando por Casa Branca e Cajurú.

Suas descendências se espalharam pelos municípios de São Simão, Franca, Cravinhos, Mococa, Ribeirão Preto, Igarapava, Itapetininga e São Miguel Arcanjo.

Em Casa Branca, João Nepomuceno Terra casa-se com Hipólita Josefina Nogueira, de família também mineira, dando origem ao sobrenome  Nogueira Terra, e seu irmão, Manoel Francisco Terra, vindo já casado de Minas Gerais com Josefa Maria dos Santos, deu origem à numerosa família, entre outras, Santos Terra. 

“Tomé Rodrigues Nogueira do O` se casou com Maria Leme do Prado, da qualificada estirpe dos Alvarengas, dos Lemes, dos Prados, dos Bicudos, dos Pires em que se alinham antepassados celebrizados como povoadores, desbravadores de sertão e homens da governança  da terra”. (Nogueira Itagiba, 1943).

Dessa estirpe originaram-se os Nogueira Terra, os Santos Terra, os Nogueira Arantes, os Nogueira Gaia, os Alves Nogueira entre outros.   

Josefa Maria dos Santos nasceu em São Tomé das letras, Minas Gerais em 1787 era filha de Miguel Antonio dos Santos e Justa Ribeiro do Evangelho.

A endogamia era prática freqüente entre os familiares determinada pelos aspectos culturais e pelo isolamento que por certas épocas viveram, pois, a família era essencialmente de agricultores e formadores de fazendas.

   *      Nicolau Antônio Nogueira Vale da Gama era fidalgo da Casa Imperial, futuro Barão Nogueira da Gama, depois Visconde com grandeza, primo e cunhado de Brás Carneiro Nogueira Costa e Gama, segundo Conde de Baependi, ambos bisnetos de Tomé Rodrigues.

 Texto escrito por Antônio Galvão Sampaio Terra, tataraneto de Alferes Manuel Francisco Terra.

SL,6-416

3 ILHOAS, 372

5C.  Hipólita Josefina Nogueira de Barros

Hipólita Josefina Nogueira era irmã do famoso Tenente Urias Nogueira de Barros descendente do madeirense “Tomé Rodrigues Nogueira do O’, descendente  do fidalgo espanhol D. Fernando Rodrigues Nogueira, do reino de Aragão, que , devido às guerras, mudou-se para Portugal; ali aclimando a família, na invasão dos mouros.

Filhos e netos de D. Fernando espalharam-se pelas Canárias e Ilha da Madeira, de onde seguiram para São Vicente e São Paulo” (Nicolau Antônio Nogueira Vale da Gama, 1872) e dali partindo em 1710 para Minas Gerais, cujo berço foi Baependi, local fundado pelos seus descendentes.     

HIPÓLITA NOGUEIRA DE BARROS (ou Hipólita Josefina Nogueira ou Hipólita Jesuína Nogueira)

Ela foi batizada em  07 de dezembro de 1807 na Capela do Turvo em Andrelândia-MG, conforme consta no site do CHF.

HIPÓLITA NOGUEIRA DE BARROS (ou Hipólita Josefina Nogueira ou Hipólita Jesuína Nogueira)

Hipolita estava batizando sua bisneta MARIA filha de José Romualdo de Almeida em 27 de outubro de 1868 em São Simão.

SL, 6 - 416

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
1




Partilhe este Site...



PARTICIPE

AJUDE-NOS A MANTER ATUALIZADA AS INFORMAÇÕES DESTE SITE

 

ESCREVA-NOS

 

CONTO COM SUA AJUDA

 

JOSÉ LUIZ NOGUEIRA

 

 

 

 




Total de visitas: 512068