GENEALOGIA - JOSÉ LUIZ NOGUEIRA 
CARLOS JOSÉ DE OLIVEIRA, o Carlinhos
CARLOS JOSÉ DE OLIVEIRA, o Carlinhos

CARLOS JOSÉ DE OLIVEIRA, o Carlinhos

Carlos José nasceu em 5 de outubro de 1930, em Capão Bonito, sendo filho de Silvio de Oliveira e de dna. Alice Venturelli de Oliveira.

Com apenas  1 ano e meio de idade veio, juntamente com os pais, viver em Itapetininga, e daqui nunca mais saiu.

Perdeu o pai quando tinha apenas três anos e meio de idade. Sua mãe então desde muito jovem tornou-se a responsável pelo sustento da família, trabalhando incansavelmente como proprietária do antigo bar São Paulo que ficou famoso por seus salgadinhos.

Foi nesse ambiente de trabalho e perseverança que Carlos José, formou o seu caráter e adquiriu o espírito de luta que até hoje é sua marca registrada.

Cursou o primário no colégio Imaculada Conceição, e o ginásio no A.E.I., formando-se posteriormente, professor primário pelo Instituto de  Educação Peixoto Gomide. Tinha apenas 20 anos de idade quando começou a lecionar no grupo Escolar Major Fonseca.

Desde muito cedo sua vocação jornalística se fez sentir. Mesmo nos tempos do ginásio já acompanhava partidas de futebol e outros eventos, como festas e cerimônias cívicas, para rabiscar notícias. Não demorou a conseguir colocação como noticiarista esportivo no "Diário de Itapetininga" de Antonio Galvão Júnior.

Com a ajuda do professor Plácido da Silva Machado, ingressou na Rádio Difusora, onde primeiramente atuou como noticiarista e depois como diretor do Setor de Jornalismo.

Por mais de 25 anos, dirigiu e apresentou o respeitado Radio Jornal, invariavelmente levado ao ar ás 22 hs.

Bom redator e repórter também na imprensa escrita, logo tornou-se correspondente dos Jornais: "A Gazeta" e "A Gazeta Esportiva" de São Paulo e do "Cruzeiro do Sul" de Sorocaba. Há muitos anos é o principal noticiarista do já quase centenário jornal "Tribuna Popular" de Itapetininga.

Comunicativo, curioso e dado a viagens, procurou primeiro conhecer o Brasil.

Esteve como turista em todos os estados do Brasil. Só que unindo o útil ao agradável, acostumou-se a aproveitar as viagens para coberturas jornalísticas. Em território brasileiro fez reportagens que se tornaram destaques na grande imprensa.

O Jornal "A Gazeta " de São Paulo, certa vez publicou (com chamada na primeira página), uma matéria sua acusando o então Presidente Juscelino Kubitschek  de ter inaugurado a Ponte da Amizade - Brasil-Paraguai, sem que essa estivesse concluída.

Sua interpretação para o fato: fins eleitorais, demagogia.

De outra feita, denunciou a corrupção na Capitania dos Portos, em Foz de Iguaçu, onde constatou que, embarcações Argentinas eram privilegiadas em detrimento das brasileiras. A denúncia causou repercussão nacional. O então Presidente da República Jânio Quadros, determinou abertura de inquérito para apuração das irregularidades.

Após conhecer o Brasil, o deligente viajante voltou suas atenções para o exterior.

Visitou todos os continentes, e em todos realizou coberturas jornalísticas de impactos.

Fez flahs ao vivo para nossa Difusora de Pequim (China Popular), Tóquio,Toronto (Canadá) Auckland (Nova Zelândia), Telaviv (Israel), Roma, Washington, Dallas, Miami, Los Angeles, Las Vegas, Sidney (Austrália), Lima, Quito, Bogotá, Caracas, La Paz e Paris.

Carlos José de Oliveira, defensor intransigente de nossos valores morais e  culturais, é o melhor profissional de imprensa ( falada e escrita) que Itapetininga já teve.

Há alguns anos, quando completou  25 anos de jornalismo, a sociedade local representada por membros de todos os seguimentos, prestou-lhe comovente homenagem durante um jantar festivo realizado no Archote Restaurante.

Carlinhos, como é conhecido por todos, atua em várias entidades de Itapetininga. 

Nasceu em Capão Bonito (SP) em 5 de outubro de 1930, filho de Sylvio de Oliveira e Alice Venturelli Oliveira.

Reside desde o primeiro ano de vida em Itapetininga, onde realizou seus estudos básicos e o ensino médio. Diplomou-se professor normalista em 1949, na tradicional Escola Estadual Peixoto Gomide.

Lecionou durante alguns anos em escola primária do município, seguindo depois para o funcionalismo público estadual, quando ingressou, sob concurso, no DER - Departamento de Estradas de Rodagem de Itapetininga, onde se aposentou como Encarregado de Setor.

Diplomou-se em 1978 como bacharel em Relações Públicas e Comunicação Social na Fundação Karnig Bazarian, de cujas turmas foi o orador.

Ingressou no radio-jornalismo em 1956, na Rádio Difusora de Itapetininga, onde exerceu durante 43 anos atividades como locutor, noticiarista, comentarista esportivo e redator-chefe dos jornais falados da emissora. Durante 34 anos foi, em Itapetininga e na região, correspondente dos jornais 'A Gazeta' e 'A Gazeta Esportiva', de São Paulo. Como radialista e jornalista, Carlos José sempre se destacou pela qualidade e importância de seu trabalho. Além de reportagens locais e regionais degrande repercussão, Carlinhos - como é mais conhecido - realizou viagens pelo Brasil e no Exterior.

Entre os destaques dessas atividades, uma entrevista exclusiva com Marta Rocha, a ex-Miss Brasil, então grande destaque na mídia nacional. Radialista credenciado pela CBF e pela FIFA, cobriu para a Rádio Difusora de Itapetininga as copas mundiais de Futebol de 1990 (Itália), 1994 (Estados Unidos) e 1998 (França), ocasiões em que produziu importantes reportagens.

Como turista viajou por todo o Brasil e pelos cinco continentes, sempre realizando reportagens radiofônicas com informações enviadas diretamente dos países que visitou. Em agosto de 1979.durante sua viagem á China que durou 14 dias, realizou reportagens radiofônicas raras na época no Brasil. Na América do Sul visitou todos os países e esteve nas Bahamas e Jamaica. Entre 1957 e 2003, viajou por mais de 60 países.

Foi vereador à Câmara de Itapetininga durante oito anos. Na prefeitura, foi assessor de imprensa no período de 2001 a 2004.

Recebeu título de 'Cidadão Itapetiningano' em agosto de 1982.

Foi 'Personalidade do Ano de 1983' e recebeu diplomas concedidos pela Associação Comercial e pela AJORI (Associação dos Jornalistas e Radialista de Itapetininga), entidade da qual foi presidente e um dos fundadores e recebeu a Medalha 'Julio Prestes' concedida pela Câmara de Itapetininga.

Atualmente, com 88 anos de idade, ainda continua com profícuas atividades como jornalista no jornal 'Folha de Itapetininga' e no MIS - Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, entidade que ajudou a fundar e da qual ainda é um de seus diretores.

Carlinhos foi capa da Revista Top da Cidade em novembro de 2017. 

CARLOS JOSÉ OLIVEIRA - Em 2016 e seus 88 anos - Itapetiningano, 3 vezes vereador, jornalista ( Gazeta Esportiva da Capital, 28 anos - Cruzeiro do Sul de Sorocaba, 12 anos - Folha de Itapetininga, em atividades por 15 anos - Radialista, começou em 1957, na PRD-9 Difusora de Itapetininga - Cobriu 3 Copas do Mundo (1990 na Italia, 1994 EUA e 1998 na França ) e é aposentado pelo DER.

 O danado vai se inscrever no Guiness como o namoro mais longo - são 37 anos com a senhorita Wilma Sanvito - Grande Carlinhos - MARAVILHA.

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
2




Partilhe esta Página



PARTICIPE

AJUDE-NOS A MANTER ATUALIZADA AS INFORMAÇÕES DESTE SITE

 

ESCREVA-NOS

 

CONTO COM SUA AJUDA

 

JOSÉ LUIZ NOGUEIRA

 

 

 

 




Total de visitas: 1683760