Guimarães, sobrenome português de origem germânica, vem de Wigmar "cavalo (marah) de combate (wig)" , formou-se assim o nome de homem Vimara e expressão Wimaranis (villa ou quinta do Vimara).
Os Guimarães procedem de Lourenço de Guimarães, que se chamou assim por ser natural desta vila, em tempo de El-rei Dom Afonso V.
Em português arcaico se usava a terminação es, para indicar filho de., então na realidade Guimarães significa filho de Guimara ou Wimara ou Vimara, maioria das palavras germânicas iniciadas por W, quando são latinizadas eles iniciam-se com G, Wirra passou para o latim Guerra, assim como Willian é Guilherme.
Nome de óbvias raízes toponímicas é, dentro deste gênero, um dos mais comuns na onomástica nacional, dizendo-se que ainda em épocas bastante recentes todos os emigrantes que da cidade e região de Guimarães passavam ao Brasil adotavam aquele nome por sobrenome, para marcarem bem a sua origem.
Vários autores, a começar pelo Conde Dom Pedro, falam de antigos fidalgos e cavaleiros medievais que se faziam chamar por aquele sobrenome, mas não se pode considerar que já em épocas tão recuadas houvesse a família ou o apelido de Guimarães.
Aquela e este só se conseguem traçar documentalmente em eras mais recentes, desde logo se percebendo que as pessoas que o adotaram não tinham uma origem que lhes fosse comum.