GENEALOGIA - JOSÉ LUIZ NOGUEIRA 
GERTRUDES NUNES VIEIRA
GERTRUDES NUNES VIEIRA

Gertrudes Nunes Vieira nasceu em 1775 em Itapetininga-SP.

Filha do Capitão-mór Domingos José Vieira e de Maria Nunes de Siqueira.

Gertrudes casou com Francisco Marques Arzam, filho de Antonio Marques Arzam e Anna Pedroza em 9 setembro 1792 em Itapetininga-SP. Francisco nasceu em Taubaté-SP. 

Francisco e Gertrudes tiveram os seguintes filhos:

           i.   Maria Marques Arzam.  Maria casou-se com1 Antonio Joaquim de Almeida em 22 de novembro de 1812 em Itapetininga-SP. 

Igreja Nossa Senhora dos Prazeres, Registro de Casamentos - Livro 2 - página 59 - Testemunhas do casamento: Joaquim Nunes Vieira e Capitão Antonio José de Oliveira Lima (casados)

         ii.   Escholástica Maria Arzam nasceu  17 de agosto de 1799. 

        iii.   Gertrudes Arzam nasceu 7 de outubro de 1804 em Itapetininga-SP. Ela foi batizada no dia 14 de outubro de 1804 em Itapetininga.

 

Segunda Geração

 

       3. Escholástica Maria Arzam (Gertrudes Nunes) nasceu 17 de agosto de 1799 em Itapetininga-SP. 

Escholástica casou-se com Salvador Pedroso de Abreu em 16 janeiro 1813 em Paranapanema.

 

Salvador nasceu em 1793 em Paranapanema. Salvador Pedroso de Abreu de Itapetininga – Umas terras lavradias e campos de crear que houve por compra de Josepha Maria de Borba, viúva do falecido Zacarias Leite da Silva, como mostra a escriptura, começando da barra do córrego Lageadinho ao Sul até entestar o ribeirão das Almas, até confinar com a sesmaria de Vicente Ferraz e companhia. (L 30 – fls147 verso). No casamento do filho em 1838 ele já estava falecido. 

Salvador e Escholástica tiveram os seguintes filhos:

 

       i.   Ignácio Pedroso de Abreu nasceu  em 1819. Ignácio casou-se com Rufina Ferreira da Conceição em 7 fevereiro 1839 em Itapetininga-SP.

 

GERTRUDES NUNES VIEIRA faleceu no dia 8 de março de 1805 em Itapetininga.

                                                                                                                                 Fontes:  

  1. Igreja Nossa Senhora dos Prazeres, Registro de Casamentos, Livro 2 - página 59.

 

O Francisco Marques Arzão a que eu e Tânia estamos a procura de informações era filho de Antonio Marques Arzão e de sua primeira esposa, Anna Pedroso de Moraes. De acordo com as informações dos maços de população de Lages, em 1777 Franciso tinha 15 anos. Assim, se estamos falando da mesma pessoa, em 1792 quando casou em Itapetininga, possuia 30 anos. Coerente, portanto.   

Ocorre que a 28.07.1805 (B1-85), em Canguçú - RS, nasce Jacinta, neta de Francisco Marques Arzão, este nat. de Itapetininga, e de Ana Maria de Barros, natural do RJ. 

A neta de Francisco e Ana é filha de Genoveva Maria Marques, nat. de Lages e de Miguel Lopes de Oliveira. Com estas informações, temos duas hipoteses: 

Existiram dois Francisco Marques Arzão, certamente parentes, ou, o Francisco Marques Arzão casou duas vezes, sendo a primeira com Ana Maria de Barros em Lages, com a qual teve a filha Genoveva, e em segundas núpcias casou em Itapetininga com Gertrudes Nunes Vieira. A cronologia das datas permite esta conjetura.

O registro de casamento de Itapetininga, se contiver o nome dos pais de Francisco Marques Arzão, esclarecerá a dúvida. Sds, Mauro Esteves.

Bernadete, que Festa! Muitíssimo grata pelas informações. Já estou vendos as fumaças, agora vamos ver se tem fogo para ser apagado....rsrsrs.

Pelos dados que você enviou mais parece existirem mesmo 2 Francisco Marques de Arzão, a não ser que: a) Ele fosse viuvo ao casar em Itapetininga com Gertrudes (posto que teria netas nascendo antes dos casamentos das filhas em Itapetininga, daí a importancia da transcrição literal do casamento ,de 09/09/1792, para ver se consta como viuvo ou; b) A Genoveva, filha de Anna Maria de Barros não fosse filha legitima de Francisco Marques Arzão (pois casando em 1804 teve ter nascido por volta de 1790, no mínimo). Mauro, por gentileza, porderia me confirmar o teor do casamento de Genoveva? Tenho aqui que neste casamento ela constou como filha natural de Anna Maria de Barros (Casamentos , Canguçu, 13-06-1804).

Já revirei os assentos e os maços de população e não estou conseguindo encontrar este nascimento de Genoveva em Lages como filha de Francisco Marques Arzão. Só encontro a Genoveva filha de Ana Maria de Barros com João Estevão Maximiano Carvalho. Mas no Inventário de João em 1796 consta como única filha viva a Joanna a qual foi entregue à tulela do avô. 

Solicito a ajuda dos colegas para revisarmos estes dados de Canguçu:  Diego, Gilson, Mauro, Carmem Pombo....e em Itapetininga a transcrição do casamento de 09/09/1792: José Luiz, Bernadete...help! Abraços - Tânia Arruda Kotchergenko - CRA/SC 4919 - Tânia,

As informações convergem para a confirmação de que Genoveva Maria Marques ser filha de Francisco Marques Arzão e de Anna Maria de Barros. E, muito possivelmente era uma filha natural, motivo pelo qual em seu casamento foi assim designada. Era filha natural, todavia, de pai conhecido, por isso seu sobrenome era Marques. 

Tanto seu pai era conhecido que no nascimento da filha em Canguçú, na transcrição do batismo o nome do pai foi revelado. Observe o teor do verbete 500 da obra de Ilka Neves, Canguçú - RS, Primitivos Moradores e Primeiros Batismos, p. 319. 

Miguel Lopes de Oliveira, natural da vila de Caraguatatuba bispado de São Paulo, filho de Antonio Lopes e de Rosa Maria, naturais da mesma vila de Caraguatatuba. Casado com Genoveva Maria Marques, natural da vila de Lages, bispado de São Paulo, filha de Francisco Marques Arzão, natural de Itapetininga bispado de São Paulo, e Ana Maria de Barros, natural da cidade do Rio de Janeiro. Pais de: Jacinta, nasceu a 06.07.1805, batizada a 28.07.2805 (B1-85), padrinhos: Jacinto Nunes Garcia e Francisca Joaquina, solteiros. 

Muito interessante a informação sobre o casamento de Genoveva, eu não possuia este dado. 

Considerando que na época do casamento de Genoveva em Canguçú, o pai, Francisco Marques Arzão encontrava-se em Itapetininga, possivelmente ela residia com o avô paterno em Canguçú. Sds, - Mauro Esteves. 

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
3




Partilhe esta Página



PARTICIPE

AJUDE-NOS A MANTER ATUALIZADA AS INFORMAÇÕES DESTE SITE

 

ESCREVA-NOS

 

CONTO COM SUA AJUDA

 

JOSÉ LUIZ NOGUEIRA

 

 

 

 




Total de visitas: 1832258