GENEALOGIA - JOSÉ LUIZ NOGUEIRA 
JOSÉ SILVA NOGUEIRA (Coronel Zéca Brás)
JOSÉ SILVA NOGUEIRA (Coronel Zéca Brás)

José Silva Nogueira (Zéca Brás) nasceu no dia 24 de junho de 1872 em Sarapuí-SP.

Filho de Joaquim Brás Nogueira e de Ana Leopoldina da Silva.

Em 1884 mudou-se com seus pais para Ribeirão Preto, onde frequentou escola primária.

Em 1889 iniciou com seu pai, nas terras de Joaquim da Cunha Bueno, a derrubada de matas para a formação de uma fazenda de cem mil pés de café, trabalho concluído em 1893.

Assistiu, nessa época, à chegada do primeiro trem em Ribeirão Preto, cidade então nascente. Nesse município fundou a Fazenda Retiro, com café, pastos e outras benfeitorias.

Em Santa Rita do Paraíso, para onde se transferira em 1895, em terras virgens que desbravou e denominou Fazenda Brejinho, plantou café e cana, fabricando açúcar e excelente pinga.

Em 1908 vendeu esta propriedade, sendo o café ao preço de mil réis por pé formado.

Em seguida, comprou terras na beira do Rio Grande a 50$000 por alqueire, em mata virgem. Nesse mesmo ano, foi eleito vereador municipal de Igarapava, tendo sido reeleito três vezes, servindo o município nove anos.

Em 1922, foi pela quarta vez eleito vereador e reeleito para presidente do Diretório do P.R.P. Em 1927, mudou-se para os sertões da Alta Paulista, em Alto Cafezal, para onde finalmente transferiu sua nova morada, comprando terras em matas virgens em 1928.

Nestas, plantou 470 mil pés de café, formando a Fazenda Bonfim. Nesse município abriu o Património de Vila Barbosa, hoje Marília.

Vereador eleito à primeira Câmara de Marilia (Lei n. 2.320, de 24-12-1928), instalada a 4 de abril de 1929, tendo trabalhado para seu .engrandecimento, abrindo fazendas, entre elas, Santa Teresinha, Santa Hilda, Miramonte, Sempre Verde, Primavera e Limeira, sendo as três primeiras com café e as três últimas com cereais, algodão e grande criação de gado vacum e suíno.

 

A 10 de agosto de 1941, embrenhou-se nas terras de Iguape, pertencentes a seu bisavô Tenente Urias Emigdio Nogueira de Barros.

Abrindo estradas e plantando diferentes culturas nas fazendas Sempre Verde, Primavera e Limeira, plantou e formou, de 1940 a 1941, uma área de 750 alqueires de algodoais, colhendo cem mil arrobas de algodão.

José casou com sua tia Francisca Galvão Nogueira, filha de José Galvão de Souza Nogueira e Ignácia Cândida Serafina Gonçalves dos Santos Vilela.

Eles tiveram os seguintes filhos:

 

  1. Teodato da Silva Nogueira
  2. Maria Marócas Nogueira
  3. José da Silva Nogueira Júnior.

 

Foi um dos patriarcas da cidade de Marília.

Labutou muito na região de Ribeirão Preto, onde foi um dos primeiros moradores.

Nos idos de 1884 mudou-se para os sertões da Alta Paulista

Plantou 470 mil pés de café. formando a Fazenda Bonfim, isso por volta de 1928.

Abriu o patrimônio de Vila Barbosa, hoje chamado de Marília.

A primeira Câmara Municipal foi instalada em abril de 1929 e ele foi eleito vereador da primeira Câmara.

Antes de falecer embrenhou-se pelas terras de seu bisavô Tenente Urias em Iguape, de quem herdara o espírito desbravador. 

 

(Livro do Dr.Esaú Corrêa de Moraes)

Segunda Geração

Teodato da Silva Nogueira Foi prefeito de Marilia-SP. Teodato casou com Araci Lima Guimarães. Eles tiveram os seguintes filhos: Maria Antonieta Nogueira, Antonio José Nogueira e José Maria Nogueira. Teodato faleceu em 1943 em Marília-SP.

José da Silva Nogueira Júnior (José Silva) casou com Ilda Almeida.

Eles tiveram os seguintes filhos: José Roberto Nogueira e Maurilo Nogueira.

 

Zeca Brás faleceu no dia 19 de novembro de 1941 em Marília-SP.

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
3




Partilhe esta Página



PARTICIPE

AJUDE-NOS A MANTER ATUALIZADA AS INFORMAÇÕES DESTE SITE

 

ESCREVA-NOS

 

CONTO COM SUA AJUDA

 

JOSÉ LUIZ NOGUEIRA

 

 

 

 




Total de visitas: 1691219