GENEALOGIA - JOSÉ LUIZ NOGUEIRA 
Criar uma Loja Virtual Grátis
ROSSINI TAVARES DE LIMA
ROSSINI TAVARES DE LIMA

Rossini Tavares de Lima

Rossini Tavares de Lima Nascido em Itapetiiningo em 25 de abril de 1915.

Iniciou seus estudos de piano e de teoria musical com seu pai Mozart Tavares de Lima.

Diplomou-se pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Fundou e dirigiu a revista Folclore, participando também da criação do Centro de Pesquisas Folclóricas Mário de Andrade.

Ocupou o cargo de professor de His¬tória da Músico e de Folclore Nacional no Con¬servatório Dramático e Musical de São Paulo. Foi colaborador dos seguintes jornais: Jornal da Manha, Correio Paulistano, Folha da Manha, Roteiro, Planalto, A Noite, Hoje; e das revistas Ilustração, Hoje e Leitura. Foi fundador da Aca¬demia Paulista de Música, redator de arte do jornal A Gazeta e comentarista musical da Rá¬dio Gazeta. Foi fiscal de ensino musical do Ser¬viço de Fiscalização Artística da Secretaria de Governo, membro da Comissão de Ensino da Fundação Armando Alvares Penteado e mem¬bro do Conselho Nacional de Folclore.

O professor Rossini Tavares de Lima, uma das mais respeitadas autoridades do folclore brasileiro, é autor de diversos livros e estudos do folclore paulista e nacional. Membro de tradicional família Itapetiningana, era irmão do Dr. Mozart Tavares de Lima Filho e tio de Chopin Tavares de Lima, além de Presidente da Associação Brasileira de Folclore e diretor do Museu de Folclore de São Paulo, instalado no Parque Ibirapuera.

Incentivador e divulgador das artes populares e de origem, proferiu várias palestras em Itapetininga e participou dos Festivais de Folclore realizados na cidade.

Jornalista, culto e sensível, faleceu em São Paulo no dia 5 de agosto de 1987.

 

Colaborou em diversas publicações. Escreveu "Manifestações folclóricas em São Paulo" in Ernâni Silva Bruno, São Paulo — Terra e povo (Porto Alegre, 1967). 
 
Publicou Nótulas sobre pesquisas do folclore musical, São Paulo, 1945; Folclore nacional, São Paulo, 1946; Ai, eu entrei na roda (50 rodas infantis), São Paulo, 1947; Poesias e adivinhas, São Paulo, 1947; ABC do folclore, São Paulo, 1952 (2a ed. ampliada, São Paulo, 1958); Da conceituação do lundu, São Paulo, 1953; Melodia e ritmo no folclore de São Paulo, São Paulo, 1954 (2 ed., com o título Folclore de São Paulo (melodia e ritmo), São Paulo, 1961); Folguedos populares de São Paulo, separata, São Paulo, 1954; O folclore na obra de escritores paulistas, São Paulo, 1962; Folguedos populares do Brasil, São Paulo, 1962; O folclore do litoral norte de São Paulo, tomo I — Congadas (em colaboração), Rio de Janeiro, 1968; Romanceiro folclórico do Brasil, 1971; Folclore das festas cíclicas, São Paulo, 1971.
 
Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora e Publifolha - 2a. Edição - 1998

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
3




Partilhe esta Página



PARTICIPE

AJUDE-NOS A MANTER ATUALIZADA AS INFORMAÇÕES DESTE SITE

 

ESCREVA-NOS

 

CONTO COM SUA AJUDA

 

JOSÉ LUIZ NOGUEIRA

 

 

 

 




Total de visitas: 1930725