Rossini Tavares de Lima Nascido em Itapetiiningo em 25 de abril de 1915.
Iniciou seus estudos de piano e de teoria musical com seu pai Mozart Tavares de Lima.
Diplomou-se pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Fundou e dirigiu a revista Folclore, participando também da criação do Centro de Pesquisas Folclóricas Mário de Andrade.
Ocupou o cargo de professor de His¬tória da Músico e de Folclore Nacional no Con¬servatório Dramático e Musical de São Paulo. Foi colaborador dos seguintes jornais: Jornal da Manha, Correio Paulistano, Folha da Manha, Roteiro, Planalto, A Noite, Hoje; e das revistas Ilustração, Hoje e Leitura. Foi fundador da Aca¬demia Paulista de Música, redator de arte do jornal A Gazeta e comentarista musical da Rá¬dio Gazeta. Foi fiscal de ensino musical do Ser¬viço de Fiscalização Artística da Secretaria de Governo, membro da Comissão de Ensino da Fundação Armando Alvares Penteado e mem¬bro do Conselho Nacional de Folclore.
O professor Rossini Tavares de Lima, uma das mais respeitadas autoridades do folclore brasileiro, é autor de diversos livros e estudos do folclore paulista e nacional. Membro de tradicional família Itapetiningana, era irmão do Dr. Mozart Tavares de Lima Filho e tio de Chopin Tavares de Lima, além de Presidente da Associação Brasileira de Folclore e diretor do Museu de Folclore de São Paulo, instalado no Parque Ibirapuera.
Incentivador e divulgador das artes populares e de origem, proferiu várias palestras em Itapetininga e participou dos Festivais de Folclore realizados na cidade.
Jornalista, culto e sensível, faleceu em São Paulo no dia 5 de agosto de 1987.