GENEALOGIA - JOSÉ LUIZ NOGUEIRA 
Criar uma Loja Virtual Grátis
AROLDO DE AZEVEDO
AROLDO DE AZEVEDO

                                   Aroldo de Azevedo

Aroldo Edgard de Azevedo nasceu em Lorena no dia 3  de março de 1910.

Nasceu na Fazenda Conceição, propriedade de seus pais Arnolfo de Azevedo (1868-1931) e Dulce Lina da Gama Cochrane, onde passou parte de sua infância e juventude.

Descendente do único filho homem de Thomé Rodrigues Nogueira do Ò e também dos Nogueiras da Gama.

Foi um geógrafo e geomorfólogo brasileiro. 

Advogado que nunca exerceu a profissão, Aroldo de Azevedo licenciou-se em Geografia e História na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP), tendo sido também um dos primeiros professores de geografia daquela Universidade.

Foi também o primeiro grande autor de livros didáticos de Geografia do Brasil, com mais de trinta títulos publicados, e marcou o ensino dessa disciplina para várias gerações de estudantes.

É autor do primeiro mapa e de uma das primeiras classificações do relevo brasileiro, ainda hoje usada em livros escolares.

Tal classificação, feita em 1949, baseia-se na na altimetria e nela encontram-se definidas grandes unidades de planaltos (áreas com mais de 200 m de altitude) e planícies (até 200 m de altitude).

Obras

  • Subúrbios orientais de São Paulo (1945)
  • Regiões e paisagens do Brasil (1952)
  • Vilas e cidades do Brasil colonial (1956)
  • Panorama da produção agropecuária brasileira (1960)
  • Cochranes do Brasil (1965)
  • O mundo antigo (1965).
Em entrevista gravada em 1973 para o programa Perfil de Educador da TV2-Cultura – pouco antes de seu falecimento, em 04 de outubro de 1974 – Aroldo de Azevedo assim se refere à sua infância e adolescência:

“Os primeiros anos de minha vida se dividiram entre o Vale do Paraíba e a Capital Federal. Isto porque meu pai, Arnolfo de Azevedo, havia sido eleito Deputado Federal pelo Estado de São Paulo, em 1903. Exerceu mandatos consecutivos até dezembro de 1926, quando se tornou Senador. Eleito Presidente da Comissão de Finanças do Senado Federal, ocupou este cargo até a vitória da revolução, em outubro de 1930, retirando-se, nessa época, da vida pública.”

Alguns estudos biográficos-genealógicos de família também fazem parte de sua extensa produção bibliográfica.
Entre 1962 e 1963, a Companhia Editora Nacional publicou três plaquettes contendo a vida pessoal, acadêmica e política de seu pai Arnolfo de Azevedo.
Em 1965 era a sua ascendência materna que seria contemplada através do livro Cochranes do Brasil.

Aroldo de Azevedo faleceu em São Paulo no dia 4 de outubro de 1974.
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
4




Partilhe esta Página



PARTICIPE

AJUDE-NOS A MANTER ATUALIZADA AS INFORMAÇÕES DESTE SITE

 

ESCREVA-NOS

 

CONTO COM SUA AJUDA

 

JOSÉ LUIZ NOGUEIRA

 

 

 

 




Total de visitas: 1816610