GENEALOGIA - JOSÉ LUIZ NOGUEIRA 
Criar um Site Grátis Fantástico
OSWALD DE ANDRADE
OSWALD DE ANDRADE

 


Senhor
Que eu não fique nunca
Como esse velho inglês
Aí do lado que dorme numa cadeira
À espera de visitas que não vêm

(primeiro caderno do aluno de poesia)



Em 11 de janeiro de 1890 nasce em são paulo josé oswald de sousa andrade, filho único de josé oswald Nogueira de andrade e inês henriqueta inglês de sousa andrade.

Inicia seus estudos, em 1900, na escola modelo caetano de campos, ainda marcado pelo fato de haver presenciado a mudança do século.

em 1901, vai para o ginásio nossa senhora do carmo. tem como colega pedro rodrigues de almeida, o “joão de barros” do”perfeito cozinheiro das almas desse mundo...”.

em 1903, transfere-se para o colégio são bento. lá tem como colega o futuro poeta modernista guilherme de almeida.

em 1905, com o são paulo em ebulição — surge o bonde elétrico, o rádio, a propaganda, o cinema — participa da roda literária de indalécio aguiar da qual faz parte o poeta ricardo gonçalves.

em 1908, conclui os estudos no colégio são bento com o diploma de bacharel em humanidades.

de família abastada, oswald, em 1909 inicia sua vida no jornalismo como redator e crítico teatral do “diário popular”, assinando a coluna "teatro e salões". ingressa na faculdade de direito.

em 1910, monta um atelier com o pr oswaldo pinheiro, no vale do anhangabaú. conhece o rio de janeiro, e fica hospedado na residência de seu tio, o escritor inglês de souza. passa o primeiro natal longe da família em santos, numa hospedaria de carroceiros das docas.

no ano seguinte, com a ajuda financeira de sua mãe, funda “o pirralho”, cujo primeiro número é lançado em 12 de agosto, tendo como colaboradores amadeu amaral, voltolino, alexandre marcondes, cornélio pires e outros. conhece o poeta emílio de meneses, de quem se torna amigo. lança a campanha civilista em torno de ruy barbosa. passa uma temporada em baependi, minas, nas terras da família de seu avô.

em 1912, viaja à europa. visita vários países: itália, alemanha, bélgica, inglaterra, frança, espanha. conhece durante a viagem a jovem dançarina carmen lydia, (helena carmen hosbale) que oswald batiza em milão. morre em são paulo sua mãe, no dia 6 de setembro. retorna ao brasil, trazendo a estudante francesa kamiá (henriette denise boufflers). reassume sua atividade de redator de “o pirralho”, onde publica crônicas em português macarrônico com o pseudônimo de annibale scipione.

Em 1954, escreve o ensaio “Do órfico e mais cogitações" e "O primitivo e a antropofagia”. Envia comunicação, por intermédio de Di Cavalcanti, para o Encontro de Intelectuais, no Rio de Janeiro. Publica o primeiro volume das “Memórias — Um homem sem profissão”, com capa de seu filho, Oswaldo Jr., pela José Olympio. Graças à interferência de Vicente Rao, foi indicado para ministrar um curso de cultura brasileira em Genebra. Retorna como sócio à Associação Brasileira de Escritores (A.B.D.E.).

Falece em São Paulo, em 22 de outubro de 1954, na sua residência da rua Marquês de Caravelas, 214. É sepultado no jazigo da família, no cemitério da Consolação, em São Paulo (SP).

É homenageado postumamente pelo Congresso Internacional de Escritores, em 1954. Em 1990, no centenário de seu nascimento, a “Oficina Cultural Três Rios” passa a se chamar “Oficina Cultural Oswald de Andrade; é lançado o filme “Cem Oswaldinianos”, de Adilson Ruiz e instalado painel na estação República do Metrô paulista.

 

                                           Dados obtidos no livro "O Salão e a Selva: uma biografia ilustrada de Oswald de Andrade", Editora da UNICAMP:

                              Editora Ex Libris - Campinas (SP), 1995, de Maria Eugenia Boaventura; no sítio Itaucultural e em outros sobre o biografado.

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
9




Partilhe esta Página



PARTICIPE

AJUDE-NOS A MANTER ATUALIZADA AS INFORMAÇÕES DESTE SITE

 

ESCREVA-NOS

 

CONTO COM SUA AJUDA

 

JOSÉ LUIZ NOGUEIRA

 

 

 

 




Total de visitas: 1816508