Manoel José Nunes Vieira nasceu em 1759 em Apiaí, na época pertencente à Villa de Sorocaba.
Filho do Capitão-mór Domingos José Vieira e Maria Nunes de Siqueira.
Manoel casou com Maria Rodrigues Guimarães em 1779 em Itapetininga. Maria nasceu em 1755 na Villa de Sorocaba. Ela faleceu no dia 1º de Fevereiro de 1835 em Itapetininga com 80 anos.
Manoel e Maria tiveram os seguintes filhos:
i. Alferes Manoel José Vieira nasceu em Itapetininga. Manoel casou com Honorata Alves de Campos, filha de Thomaz Alves Rodrigues e Anna do Amaral Campos.
Honorata pertence ao tronco Genealógico dos Alvarengas, cap.2 - Vol. V - página 260 (SL)
SL - Título Godoys, Cap. 6.). Com geração.
ii. Domingos José Vieira Neto nasceu em 1843 em Itapetininga. Faleceu em Tatuí-SP.
iii. Leopoldino José Vieira de Souza. Leopoldino casou com Anna Innocência de Rodrigues, filha de Tenente Benedito Rodrigues Viana e Maria Ilustrina de Souza. Anna nasceu em Tietê.
iv. Jacinto José Vieira. Jacinto casou com Maria Joaquina, filha de Manoel da Silva Araujo e Anna Esmérica, no dia 7 de janeiro de 1818 em Itapetininga. Maria nasceu em Itapetininga. Jacinto em segundas núpcias casou com Maria Joaquina no dia 7 de janeiro de 1818 em Itapetininga.
v. Anna Esméria Vieira nasceu em 1780 em Itapetininga-SP. Anna casou com Manoel da Silva Araujo. Manoel nasceu em Itapetininga-SP. Consta como falecido no casamento de sua filha em 1820
vi. Anna Nunes Vieira nasceu em Itapetininga-SP. Anna casou com Manoel Nunes da Silva Araujo em 7 abril 1795 em Itapetininga-SP. Manoel nasceu em São Gonçalo do Amarante - Arcebispado de Braga.
Em 29 de julho de 1824, segundo um documento que se encontra no Arquivo do Forum de Itapetininga, por ocasião da solicitação da medição da Fazenda Guareí (termo da Vila de Itapetininga) são citados os confinantes Manuel Nunes Vieira, casado com Maria Rodrigues e Manuel Joaquim de Meira, marido de Escolástica Maria.
São mencionados também os antigos confinantes falecidos Domingos de Meira, casado com Jacinta do Prado, viúva e ainda viva e Inácio Nunes do Prado que foi casado com Bernarda Maria, viúva e ainda viva na época.
Em 18 de fevereiro de 1788 faleceu Francisco, um de seus escravos. Ele foi sepultado no dia seguinte no pátio da Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapetininga. (Silvio, 2006 - página 84)
Em 27 de julho de 1795 faleceu no bairro do Capão Alto o solteiro Fernando, escravo de Manuel Nunes Vieira. Ele foi sepultado dentro da Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres de Itapetininga. (Silvio, 2006 - página 84)
MANOEL JOSÉ NUNES VIEIRA faleceu em Itapetininga-SP.