GENEALOGIA - JOSÉ LUIZ NOGUEIRA 
Criar uma Loja Virtual Grátis
PASCOAL LEITE DE MORAES
PASCOAL LEITE DE MORAES

Pascoal Leite de Moraes sob a visão do artista Carlos Ayres de Aguirre. Foto inserida no livro Itapetininga e sua História de autoria de Galvão Júnior. (Acervo IHGGI)

PASCOAL LEITE DE MORAES deve ter nascido em Curitiba - Paraná,  em torno de 1731.

Filho de Felix Fernandes e de dona Joana de Moraes. Joana nasceu em Curitiba-PR.  

Pascoal casou com Luzia Leme da Silva, filha de João Dias Mainardi Filho e Thimótea Fernandes, em 1752 em Sorocaba-SP. Luzia nasceu  em 1725. Ela faleceu 19 de fevereiro de 1793 em Itapetininga-SP e foi enterrada em Cemitério da Igreja Matriz Nossa Senhora dos Prazeres de Itapetininga.

Eles tiveram os seguintes filhos: 

                     i.   Seabra Leite nasceu  em 1751.

                    ii.   Geraldo Leite de Moraes nasceu  em 1756. 

                   iii.   José Moraes nasceu  em 1756.

                   iv.   Francisca Leite de Moraes nasceu  em 1760. 

                    v.   Maria Leite de Moraes nasceu  em 1762.

                   vi.   Izabel Moraes nasceu  em 1765.

                  vii.   Ana Moraes nasceu  em 1771. 

                 viii.   Antonio Moraes nasceu  em 1775.

 

Pascoal Leite de Moraes faleceu em Lages-SC.

Consultando no CHF de Itapetininga, os microfilmes dos Maços de População da Villa de Sorocaba, localizamos no ano de 1767, página 74-verso a informação de que PASCOAL LEITE tinha 36 anos, era casado com Luzia Leme de 40 anos e morava com os filhos: Geraldo de 11 anos; Francisca de 7; Maria de 5 e Izabel de 2 anos.

Em 29.8.1777 Pascoal Leite de Morais e sua mulher Luzia Leme da Silva vendem uma área a Inácio Lopes Machado. Todos são moradores da Vila de Nossa Senhora de Itapetininga. 

(Silvio Vieira de Andrade Filho .Itapetininga, p.66). 

(Livro 1 do Cartório de Protestos de Itapetininga)  

Pascoal Leite de Moraes aparece nos Maços de população de Itapetininga em 1772. 

Veja detalhes em https://jlnogueira.no.comunidades.net/censo-de-itapetininga-1772-fogos-de-21-a-40

Pascoal aparece nos Maços de População, Censo realizado em Itapetininga no ano de 1778, tendo declarado na ocasião ter 47 anos de idade, morando com sua esposa e mais 7 filhos.

Em 19.2.1793 faleceu sem testamento Luzia Leme, casada com Pascoal Leite.                     

O sepultamento ocorreu dentro da MNSPI 1154497 do CHF. (Silvio Vieira de Andrade Filho Itapetininga, p.66).

Em 14 de novembro de 1803, já viúvo, Pascoal e os filhos José da Rosa Leite, Maria Leite e Isabel de Camargo vendem por 25$600 um sítio com terras lavradias no bairro do Pinhal para Joaquim Manuel de M. Vasconcelos.

                                                                            (Livro do Cartório de Protestos de Itapetininga).

Em 14.11.1803, o viúvo Pascoal Leite de Morais e os seus filhos José da Rosa Leite, Maria Leite e Isabel de Camargo vendem por 25$600 um sítio com terras lavradias no bairro do Pinhal (Itapetininga) para Joaquim Manuel de M. Vasconcelos. (PTI - Silvio Vieira de Andrade Filho Itapetininga, p.66).

A presença de Pascoal Leite de Morais, residindo em Lages, registra-se nos maços de População a partir do Ano de 1807. Mas é sabido que para Lages foi com a família, trazido pelo seu filho cabo José da Rosa Leite, este último já casado e residente em Lages deste 1799.

O capitão Mor de Lages fez uma proposta à Jose da Rosa Leite, para que ele viesse com sua família povoar Lages, em troca de concessão de terras, e assim aconteceu.

Creio que o pai e as irmãs vieram depois que o filho Jose já estava mais ou menos "arranchado" em Lages.

 

Maços de População de Lages 1808.

"Bairro 3.o de Amolas Facas  - Fogo 69

“Pascoal Leite N. de Itapeva 61 V B planta para seo gasto

Filhos:

 - Maria 36 S B

- Izabel 31 S B

  - José 13 S B

(Tânia - Lages-SC)

 

•Em 29.08.1777 Pascoal Leite de Morais e sua mulher Luzia Leme da Silva vendem uma área a Inácio Lopes Machado. Todos são moradores da Vila de Nossa Senhora de Itapetininga. Livro 01 do PTI. Silvio Vieira de Andrade Filho .Itapetininga, p.66.

•Em 19.02.1793, faleceu sem testamento Luzia Leme, casada com Pascoal Leite. O sepultamento ocorreu dentro da MNSPI 1154497 do CHF.
Silvio Vieira de Andrade Filho Itapetininga, p.66.
•Em 14.11.1803, o viúvo Pascoal Leite de Morais e os seus filhos José da Rosa Leite, Maria Leite e Isabel de Camargo vendem por 25$600 um sítio com terras lavradias no bairro do Pinhal (Itapetininga) para Joaquim Manuel de M. Vasconcelos.
PTI.Silvio Vieira de Andrade Filho Itapetininga, p.66.
•"3-3 João Dias Mainardi, f.º de outro de igual nome n.º 2-1, casou-se em 1699 com Timothea Fernandes f.ª de Antonio Fernandes e de Anna Maria de Camargo. Teve q. d. (...)

4-5 Luzia Leme, f.ª de 3-3, casou-se em 1752 em Sorocaba com Paschoal Leite de Moraes f.° de Felix Fernandes e de Joanna de Moraes, de Curitiba.“da Rosa Leite, este último já casado e residente em Lages deste 1799.       

O capitão Mor de Lages fez uma proposta à Jose da Rosa Leite, para que ele viesse com sua família povoar Lages, em troca de concessão de terras, e assim aconteceu. Creio que o pai e as irmãs vieram depois que o filho Jose já estava mais ou menos "arranchado" em Lages.

Maços de População de Lages 1808.

"Bairro 3.o de Amolas Facas  - Fogo 69

“Pascoal Leite N. de Itapeva 61 V B  - planta para seo gasto

Filhos:

 - Maria 36 S B

- Izabel 31 S B

 - José 13 S B

•Uma parte da história desta família está contada de próprio punho por José da Rosa Leite e atestada de próprio punho pelo Capitão Mor Regente de Lages. Seque a transcrição do principal, dentre outros diversos documentos, pesquisado e transcrito a partir de fontes primárias existentes no Museu Manoel Tiago de Castro, Lages, SC.
•Trata de documento que atesta não apenas a história desta família mas todo um contexto no qual as demais primitivas famílias povoadoras de Lages viviam à época.

Fonte:  Leme, Luiz Gonzaga da Silva. Genealogia Paulistana.

•A presença de Pascoal Leite de Morais, residindo em Lages, registra-se nos maços de População a partir do Ano de 1807. Mas é sabido que para Lages veio com a família, trazido pelo seu filho cabo José.
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
6




Partilhe esta Página



PARTICIPE

AJUDE-NOS A MANTER ATUALIZADA AS INFORMAÇÕES DESTE SITE

 

ESCREVA-NOS

 

CONTO COM SUA AJUDA

 

JOSÉ LUIZ NOGUEIRA

 

 

 

 




Total de visitas: 1816487