Sejam bem vindos ao site dos Nogueiras do Brasil.
Desde que tomamos a iniciativa de colocar num site as informações que temos, e que foram obtidas através de anotações feitas por familiares, informações obtidas através de amigos pesquisadores, consultas a outros sites, pesquisas próprias em diversas fontes primárias, inventários, testamentos e em livros já publicados, os quais procuraremos informar nos textos.
Estamos aos poucos arrumando.
Tenham paciência.
Peço que consultem as obras originais (livros, sites, etc.), pois nelas estão contidas muitas informações, tais como fotos, transcrições, casos familiares, apelidos, etc. que aqui nem tudo foi publicado.
Agradecemos a todos que de alguma maneira ou outra contribuíram e continuam contribuindo, para todos os dados que fazem parte deste site.
Obrigado
Estamos em Bruges na Bélgica, onde fomos buscar informações e confirmar o que já tínhamos a respeito de nossas origens.
Há de se ressaltar que antes dos Nogueiras, segundo consta nos livros de genealogia, os nossos ancestrais como pertencentes as mais antigas famílias paulistas, dos troncos dos Bicudos, Lemes, Pires, Alvarenga, Dias Chaves, Garcias Velhos. Todos troncos fundados por portugueses que chegaram no início da colonização do Brasil, entrando pelo porto de São Vicente.
Muitos foram trazidos na frota de Martim Afonso de Souza.
Um dos títulos que muito influenciou na formação dos Nogueiras foi o dos Lemes. Originário de Bugres, cidade de Flandes, Países Baixos, hoje Bélgica. No início Lems, depois Lemes e agora Leme. A grande aventura dos Lemes através dos séculos, veio se juntar a saga dos Bicudos e anos após, como dois rios caudalosos formaram um terceiro, vindo a desaguar no caudal dos Nogueiras, formando esta família da qual orgulhamos de fazer parte.
(Manoel Valente Barbas)
Nogueiras do Brasil